sexta-feira, 14 de março de 2014

As camisinhas do Amílcar

          Me lembrei de uma das confusões em que o Amílcar se meteu. Comecei a rir sozinho e até olhei para os lados. Imaginei que, se alguém notasse, iria pensar que eu estava ficando maluco. (E teria razão, acho...) - Pois que o amigo dos tempos de Porto União da Vitória (você já sabe disso, mas não custa lembrar, pois assim conto que morei lá, estudei lá, trabalhei lá, casei-me lá!), quando esteve aqui em Joaçaba, ganhou de meu amigo Israel uns pacotinhos de sementes de verduras. Colocou no bolso, aquele que não era furado, o esquerdo. É que o direito, de tanto ele por o dedo lá no fundo pra coçar a perna, estava furado, já. Levou os envelopinhos de cor inox para casa e colocou sobre a mesa...

          A Nena levantou-se cedo na terça-feira. Fez o chimarrão, olhos para a mesinha de centro, viu sobre ela os envelopinhos. Saiu dando tiros: "Quem foi que trouxe todas essas camisinhas para casa?!
O Amílcar, sem ver direito o que estava acontecendo, falou: "Asso que ganhei na sinalera no Dia do Carnaval, lá no Porto." E foi lavar o rosto, escovar os dentes, que só toma o chimarrão com os dentes bem escovados, que, diz, é uma questão de capricho. Concordo com ele!

        Feita a higienização "total", foi para a cozinha e a nena veio com uma pedra em cada mão: "Véio, não me venha com conversa mole. "Qual é a tua intenção de trazer tanta camisinha para casa?"
Pois o Gringo de Palmas começou a rir,  desatadamente. Ria, ria, que as veias do pesçoco pareciam duas mangueiras de jardim enroladas no seu pescoço. E, quanto mais ria, mais a Nena esbravejava...

          Quando conseguiu se conter, disse: "Nena, minha véia querida. Essas daí num son camiseta, são semença de arface, cenora, sarsa, raditi e otras ainda. Ela olhou bem, pegou os pacotinhos, os óculos, e viu, nas letras pequenas, que eram sementes de hortaliças. E, também, deu boas risadas.´

          Então, lembrei-me de uma ocasião em que um cara comprou preservativos e mandou pendurar porque estava com pressa. A mulher foi comprar medicamentos e, quando o atendente foi guardar a nota do fiado junto com as outras, ela viu que tinha a pendura das camisinhas, com data de uma semana em que ela tinha ido a uma excursão em Foz do Iguaçu. Foi um Deus-nos acuda na casa deles. E houve choro e ranger de dentes...

          Diante de tudo, o Amilcar já tem uma concusão: Com a Nena não se brinca!

Euclides Riquetti
13-03-2014

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!