segunda-feira, 31 de março de 2014

Jujubinha, sempre nos surpreendendo!

          Crianças, hoje, são maravilhosamente surpreendentes. Imagino o quanto as mães que podem ficar boa parte do dia com os filhos pequenos devam alegrar-se por isso. Mas, com os compromissos se multiplicando, com trabalho e muito estudo, infelizmente muitas delas nem conseguem curtir a melhor fase dos filhos: a infância!

        Posso dizer, com todas as letras, (não as letras de minhas crônicas, nem de meus poemas, nem dos discursos que escrevi para outros lerem...),  que pude acompanhar bem a vida de meus três filhos. Mas, agora, com muito mais tempo disponível, posso acompanhar todos os detalhes da criação e evolução de nossa neta, a Jujubinha: maravilhosamente maravilhosa!

          Você pode pensar que tudo não passa de entusiasmo de vovô de primeira viagem, mas não é. Estão aí algumas centenas de amigos e leitores meus que já têm a alegria de serem avôs e avós e podem atestar o que eu estou dizendo: isso é um estado de alma indescritível! É, sim!

          A Jujubinha só nos dá alegrias. Agora,  que está prestes a chegar aos 4 anos, então, tudo é muito bom. Surprednde-nos a cada dia com suas falas e suas ações. Escreve o nome dela, soletra as letras, as palavras, escreve alguns números. Está na Girassol, uma excelente escola aqui de Joaçaba, onde passa o dia aprendendo e interagindo com as "titias" e os coleguinhas. Diz o nome e o sobrenome deles, descreve-os, vai  às festinhas de aniversário: "Hoje vou no aniversário do Theo! O Theo é filhinho do Bruninho que vende pneu. Depois acho que vou dormir na casa do Vô Adão, lá em Luzerna!."

          Na sexta-feira, teve uma bela surpresa: sua madrinha, a Michele, que chegara para  visitar-nos,  foi buscá-la na escola e veio dar-lhe o costumeiro carinho.Adora sua dindinha. Pois chegou e foi avisando: "Vovô, vovó, fiquem do lado da Dinda Michele que eu quero tirar uma foto". Depois: "Agora digam xisssssss com x de abacaxi!" Fizemos isso e ela nos mostrou uma bela foto conosco e a filha Michele no meio de nós.


          A Dindinha contou-lhe que agora tem outra afilhada, a Madu, filha da Luciana, que mora em Santa Maria e que esteve visitando-a em Ponta Grossa na semana passada. Ouvia atentamente as histórias que a Madrinha lhe contava sobre a suposta "concorrente". E demonstrava interesse em conhecê-la. A Jujuba se sente como que uma babá capaz de cuidar de bebês. E isso é compreensível. Quantas mães de nossa colônia italiana não tiveram que apelar para a ajuda dos filhos um pouco maiores para cuidar dos novos que vinham quando era normal terem um por ano?!

          Um dos papos transcorreu assim:

Dinda: "Julia, agora a Dinda tem mais uma afilhadinha..."
Julia: "Tem?"
Dinda: "Sim, a Madu. Ela é pequenininha ainda... Ela visitou a Dinda e como não tinha banheira (nem bacia grande) ela tomou banho no tanque."
Julia: "No tanque??"
Dinda: "É... Não tinha banheira, nem bacia, onde ela tomaria banho?"
Julia: "Na máquina??"


          A Jujubinha é assim, sempre tem solução pra tudo!
    
          A Jujubinha e a Madu podem ficar tranquilas: A Dindinha Michele tem muito amor e carinho para dar às duas. Parabéns a elas por terem, além de suas famílias, alguém mais que muito as ama!

Euclides Riquetti
31-03-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!