sexta-feira, 18 de julho de 2014

Nas Dunas de Genipabu (aventuras com emoção!)

          Na segunda-feira fomos às Dunas de Genipabu no município de Extremoz, ao Norte de Natal, no Rio Grande do Norte. Nessas, foram gravadas muitas cenas da novela Flor do Caribe, da TV Globo. Um lugar indescritível, não é à toa que foi escolhido para as gravações. Centenas de buggies,  com habilidosos condutores,  levam pessoas, de todas as idades, para os passeios por diversos locais. A paisagem é belíssima. Imensidões de  areias brancas. Nas elevações é possível ver, ao longe as extensões de areia que bordam pequenas áreas vegetadas.  Dezenas de lagoas e mangues, onde é possível ver os caranguejos andando sob as árvores nos locais de encontro com do rio com o mar.

          O Rio Potengi, ao encontro com o Oceano Atlântico, é margeado por mangues. As lagoas em meio às dunas são formadas pelas águas das chuvas. Estas, são filtradas pelas areias e chegam ao rio e, depois, ao mar, sem nenhuma poluição. Adornam as areias e a vegetação. Paisagens exuberantes.

          Além das areias, dos pequenos bosques,  das lagoas e dos buggies coloridos e barulhentos, veem-se alguns pontos de parada, onde se encontram instaladas barracas que vemdem água de coco. Ali,  paga-se dois  reais por um coco com água, gelado, e o canudinho. Alguns cobram três reais, conforme a cara do turista. Mas há cerveja, água, refrigerantes e castanhas de caju.

          Alguns atrativos fisgam os turistas: passeio em camelos onde as pessoas são posicionadas sobre os dromedários usando turbantes árabes. Um passeio de jegue de uns dois minutos, o suficiente para uma foto interessante, vale dois reais. Alguns, os de mais coragem, fazem o "aerobunda" e os "esquibunda", que consistem em, o primeiro, andar em tirolezas e,  este, em descer rampas de grande declividade deslizando sobre vias de lona plástica. Numa dessas, com água correndo na "pista", as pessoas descem sobre pranchas de surf, indo parar numa barreira com câmaras pneumáticas de caminhões. Os mais endoidados ultrapassam a barreira e são parados numa rede de proteção. É uma brincadeira bem camicaze.

          Mas, o que é muito emocionante, mesmo, é o passeio com buggy. A cada curva,  nos dá a impressão que o veículo vai tombar. Os pilotos realizam manobras perigosíssimas. As pessoas gritam e quanto mais gritam, mais loucuras eles fazem. Na saída para o passeio, os pilotos perguntam se querem passeio "com emoção" ou "sem emoção". "Com emoção" é um passeio para por à prova a resistência do coração do turista. Não recomendo para pessoas que têm problemas cardíacos. Em nosso buggy, estávamos com as amigas Marlene e Alessandra (Leal) Segalin, de Capinzal.

         Nosso grupo, de Joaçaba, com 15 pessoas, participou de todas as manobras. Ainda bem que o Luiz Wieser, joaçabense, marido da Célia, que tem sido nosso companheiro em viagens de recreação, alertou a todos que era preciso ter coragem para ir na aventura, pois dá a impressão que os veículos andam a uns 200 Km por hora, devido ao barulho dos motores, estrondoso. Mas, na realidade, andam a 40 Km por horas, apenas. A Joana Trombetta e sua irmã, Lurdes, também se emocionaram com o passeio. O José Volpato e a Nilva, sempre comedidos.  Ele descobriu que acontecem acidentes fatais nesses passeios. Eu soubera um pouco antes, mas não falei nada para não assustar ninguém. Apesar de os pilotos serem hábeis, não há garantia de plena segurança. A Maria Joaquina Guerreiro,  também Joaçabense, é nuito corajosa e determinada.  A idade não é problema. Elegante e ágil, passou pelas mais fortes "emoções". Parece uma criança se divertindo muito. Havia o Perotoni e a Vera, esposa deles, que foram os organizadores da excursão. O "Pero" é uma espécia de "faz tudo". A Vera faz a parte diplomática... Resolvem os problemas das pessoas. A amiga Nelci Pelizzaro Marcon, socorreu as que precisaram de remédios quando encostaram as pernas nos escapamentos superaquecidos dos buggies. A viveu intensa emoções. A outra integrante, Neide Abati, é funcionária do CERT, aqui de Joaçaba. Integrou-se perfeitamente à turma.

          Ninguém fugiu da raia! Todos participaram, efusiva e entusiasticamente das brincadeiras. Os pilotos também são guias exímios. Conhecem cada detalhe dos lugares. Contam histórias que nos maravilham. Fazem piada de tudo, inclusive de si mesmos!

           Valeu a pena ter conhecido as Dunas de Genipabu, próximo da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Recomendo isso a você tmbém, amigo leitor!

Euclides Riquetti
18-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!