terça-feira, 15 de julho de 2014

Natal - Em ritmo de aventuras!

          Estivemos em Natal. Sempre tivemos interesse em conhecer o Nordeste Brasileiro. Ver, de perto, como são as pessoas, os costumes, a sua História, a paisagem. Estar ali, na realidade próxima, nos permite sentir tudo com maior intensidade. Chegamos na  sexta-feira, O aeroporto se situa num município limítrofe, 45 Km distante da "Ponta Negra", onde ficamos no Hotel Safári que tem um cafezão daqueles muito especiais. Atendentes atenciosos, cordiais e amáveis. Tudo muito organizado.

          O novo aeroporto é muito bonito. Está com índice de modernidade entre os 4 mais modernos do mundo. Realmente, a Copa ajudou muito a cidade de Natal. A Arena das Dunas, aquela em que o uruguaio Luiz Soares mordeu o italiano, muito bonita. O entorno, embora ainda não concluído, também oferece praticidade para a mobilidade. A praia longa me lembra Canasvieiras. Toda a Ponta Negra é muito movimentada. Centenas de hotéis e restaurantes, bares, lojas. Muito artesanato e muito doce de caju e castanhas. No hotel, suco de caju e acerola, tapioca, e muitos doces e salgados diferentes dos com os quais estamos acostumados no Sul. Mas, nas pessoas, vejo modos idênticos. Nem parece que estamos distantes.
Meus colegas também tiveram impressão assim.
         Visitamos o Forte dos Reis Magos. Uma fortaleza projetada e implantada dentro de uma formidável lógica de defesa para as guerras. Os portugueses eram mais espertos do que a História nos mostra. Tinham um forte muito bem aparelhado e uma logística interna perfeita. Acho que os engenheiros e arquitetos deles eram simplesmente criativos e capazes. Um guia muito jovem, Rivelino, nos ensinou muito. Luzimário, outro guia e motorista da van que nos transportava, também um jovem muito comunicativo. Fazia piada de tudo. Conhece, perfeitamente, a história de Natal e de cada um de seus pontos turísticos. Aprendi muito com ele.

          Conhecemos o Mercado Municipal,  onde é vendido o artesanato local. E ainda um antigo presídio que foi transformado num conjunto de lojas com produtos do Rio Grande do Norte e gastronomia, o Centro de Turismo. No andar superior, uma Galeria de Arte fenomenal. Conheci um casal de Córdoba, bem jovem e simpático, que fotografei ao lado da Maria Bonita. Dela e do Lampião, contei-lhes a história de nossos heróis do Sertão  e até cantei para eles: "Acorda, Maria Bonita, levanta vai fazê o café, que dia já vem raiando, e a polícia já tá de pé... "

          Sobre a Copa do Mundo, os potiguares têm muito de bom a falar, pois vieram muitos turistas e isso representa a vinda de outros. Resta saber se tudo aquilo que foi começado, realmente seja terminado,  O domingo foi de muita aventura e conhecimentos. Ao final do dia, alguns caíram na água da Praia de Ponta Negra.  A temperatura de verão é convidativa. O Turismo acontece o ano inteiro. É o local mais próximo da Europa e isso facilita muito.

          A história deste lugar maravilhoso e encantador vou deixar que você, leitor, busque conhecer por conta própria. Há, ainda, muito o que contar, o que farei nos próximos dias.

Grande abraço!

Euclides Riquetti
13-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!