Neste domingo, 03, organizaram um Costelão Campeiro, aqui ao lado de minha casa. Promovido pela Escola Nossa Senhora de Lurdes, utilizaram o estacionamento da ABCELESC, que confronta com o de minha casa. Foram 15 costelões, totalizando mais de 200 Kg de carne. Para pouco mais de 200 pessoas, que foram servidas, confortavelmente, na sede dos eleticitários de Joaçaba. O amigo Torresmo, a quem, carinhosamente, chamo de Mr. Torres, com sua equipe, foram os responsáveis pela preparação.
Já às 5,30 da manhã iniciaram o fogo. Colocaram as grelhonas na vertical, cada uma com uma costela. As pessoas que passavam fotografavam o ambiente. Esse pessoal já tem muita prática em preparar costelões. . Agora, no dia 7 de setembro, vão repetir a dose, aqui na Capela Santa Luzia, 200 metros de minha casa. O pessoal do Bairro prestigia todas as promoções com cunho comunitário. E vejo que as escolas e diretorias das capelas estão mandando bem, promovendo feijoadas, pasteladas, costelões. A Escola Rotary Fritz Lucht está com seu Festival de Bolachas Caseiras, que vai até o próximo fim de semana. Comprei dois pacotes: Delicious! Aliás, a Diretora e alguns funcionários da referida, localizada na Vila Pedrini vieram prestigiar o costelão.
Imagine, você, costela com mais de seis horas em fogo! Simplesmente se torna muito macia, derrete! O pessoal da cozinha e do serviço de bar, capitaneado pela Diretora Cláudia Marien Arnhold. Professores, funcionários, e pais de alunos ajudando. Com muita agilidade organizaram o bifê, onde havia saladas e a deliciosa mandioca com bacon. E O Torresto e o Both, na ponta da mesa, cortando aquela deliciosa carne. Revi as amigas Edna Faganello e Rônath Teixeira, aqui de Joaçaba.
Esse trabalho comunitário é o mesmo que presenciei nos lugares onde morei: Porto União da Vitória, Zortéa, Capinzal e Ouro. E as pessoas doam seus serviços em prol de uma causa, normalmente escolas, igrejas, clubes esportivos e sociais. E isso ajuda a mover o mundo. Tira um pouco do foco comercial dos restaurantes para um âmbito mais social e cultural. As comunidades se fortalecem, as pessoas têm bandeiras que começas a defender, surgem lideranças.
No evento, fizeram uma homenagem, merecida, ao Zé Junqeira, Secretário de Educação de Joaçaba. Para os amigos de Capinzal e Ouro, lembrando, o Zé trabalhou como professor de Educação Física no Ginásio de Esportes, em Ouro, a partir de de 1978. Veio de Tupa - SP. Fizemos concurso juntos ao Magistério Catarinense. Depois ele veio para Joaçaba, foi vereador e é, também, dono do Fornicello, um dos restaurantes/pizzaria mais frequentados de Joaçaba. Presentes também o Vice-prefeito Marcos Weiss e os vereadores Righi e Hoffelder, além do amigo Dr. Mário Wolfart, Secretário de Ação Social de Joaçaba, que foi Prefeito de Piratuba e é delegado aposentado.
A presença do Sr. João, Presidente da nossa Capela, bem como outros de seus pares, mostra que as entidades se dão apoio recíproco. Todos nós ganhamos com isso. E nos motiva a torcer para que tudo dê certo e fiquemos unidos pelas causas comuns. Enquanto o trabalho comunitário estiver acontecendo, em qualquer comunidade, por menor que seja, o espírito de cooperação e participação vai-se fortalecendo. É altamente instrutivo, pedagógico e inclusivo. Pessoas participam como clientes ou como promotores. Mas, no fim, todos estão com a mesma bandeira desfraldada!
Parabéns à Escola Nossa Senhora de Lurdes pelo magnífico evento!
Euclides Riquetti
03-0-7-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!