segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Dia Mundial do Rock - 13 de julho

      O Rock ´n roll é uma estilo musical que eu muito aprecio. Já vibrei com The Beatles, Queen, U2, Pink Floyd, Dire Straits, ACDC, Kiss e outros.  No âmbito nacional, com Titãs, Legião Urbana,  Engenheiros do Hawaii, Jota Quest e até mesmo os fabulosos e irreverentes Mamonas Assassinas, que tiveram a carreira muito curta, mas deixaram sua marca na história do rock no Brasil. Raul Seixas, em termos individuais, foi meu ídolo e teve muita influência em minha geração. Mas o rock está presente no Brasil desde a década de 1950, quando brilharam os irmãos Tony e Cely Campello. esta fez sucesso solo com "Estúpido Cupido".

         Nos anos 60,  o rock aqui era denominado Iê, Iê, iê. Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléia eram os principais representantes da geração "Jovem Guarda", que teve também outros nomes  como Jerry Adriani, Rita Lee e Ronie Von.

        O Dia Mundial do Rock é comemorado no Brasil desde 1990. Emissoras de rádio o instituíram comemorando o aniversário de 5 anos do LIVE AID,  que foi um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia nos Estados Unidos. Dois shows com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e fome na Etiópia.

O LIVE AID  contou com a presença de famosos artistas internacionais, com destaque para The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen,  David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton, Black Sabbath, e muitos outros, sendo que o show foi transmitido ao vivo para diversos países e,  no dia 13 de julho de 1985, desde então, o dia 13 de julho é considerado o  Dia Mundial do Rock.

          Um dos roqueiros que mais atuou em Capinzal e região, aqui, foi o Marcus Piccoli. Era nosso John Lennon. Interpretava os Beatles e outros monstros do rock com maestria. O cara era uma fera!
Hoje, por aqui, o rock perdeu muito espaço para a música regionalista e o sertanejo "universitário". Mas os roqueiros da gema são muitos e costumam guardas discos originais de seus cantores e bandas preferidas.

Na FAFI, em União da Vitória, o professor Geraldo Feltrin nos deu, para traduzir, em 1972, a letra de uma música do BJ Thomas. Adorei a música, que muito me marcou. Agora, passo aqui a letra e a tradução que busquei na internet:

          
Rock And Roll Lullaby
She was just sixteen and all alone
When I came to be
So we grew up together
My mama child and me
Now things were bad and she was scared
But whenever I would cry
She'd calm my fears and dry my tears
With a rock and roll lullaby

And she would sing sha na na na na na na na
It will be all right sha na na na na na
Sha na na na na na na na
Now just hold on tight

Sing it to me mama (mama mama ma)
Sing it sweet and clear, oh!
Mama let me hear that old rock and roll lullaby

We made it through the lonely days
But Lord the nights were long
And we'd dream of better moments
When mama sang her song
Now I can't recall the words at all
It don't make sense to try
'Cause I just knew lots of love came thru
In that rock and roll lullaby

And she'd sing sha na na na na na na na
It will be all right
Sha na na na na na na na
Now just hold on tigh

I can hear you mama, mama, mama, mama
nothing loose my soul
like the sound of the good old rock and roll lullaby
 
Cantiga de Rock and Roll
Ela tinha apenas dezesseis anos e estava inteiramente só
Quando eu cheguei
Então nós crescemos juntos
Minha mamãe jovem e eu
Agora as coisas estavam ruins e ela estava assustada
Mas sempre que eu chorava
Ela acalmava meus medos e secava minhas lágrimas
Com uma cantiga de rock and roll

E ela cantava sha na na na na na na na
Tudo dará certo sha na na na na na
Sha na na na nana
Agora simplesmente me abrace forte

Cante para mim mamãe (mama mama ma)
Cante isso doce e claro, oh!
Mamãe me deixa ouvir aquela velha canção rock and roll

Nós fizemos isto nos dias solitários
Mas, Deus, as noites eram longas!
E nós sonharíamos com momentos melhores
Quando a mamãe cantou a canção dela
Agora eu não posso recordar as palavras de forma alguma
Não faz sentido tentar
Porque eu simplesmente soube que muito amor veio através
Daquela canção rock and roll

E ela iria cantar sha na na na nana
Vai dar tudo certo
Sha na na na nana
Agora apenas segure firme

Eu posso ouvir você mama (mama mama ma)
nada afrouxa minha alma
como o som da canção de ninar bom velho rock and roll
 
Salve o Dia Mundial do Rock!
 
Euclides Riquetti
13-07-2015


 
 

Um comentário:

  1. Oi amigo! Acho que muitas pessoas ainda ouvem estes nomes por você citados, eu particularmente ouço muito Queen... e o eterno Maluco Beleza!
    Abraços, Luiz Maurício.

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!