terça-feira, 14 de julho de 2015

Mr. Obama: You are in my house...

          O presidente Barak Obama nos tem dado lições de competência e de extrema habilidade diplomática. Sabe-se fazer respeitar. Sua figura e sua personalidade se impõem pelo carisma, firmeza de caráter e muitos outros atributos que o favorecem. Até a esposa, Michele, discreta e inteligente, só faz ajuda-lo!

          Recentemente, num evento na Casa Branca, uma ativista transexual, imigrante, durante um de seus discursos, começou a falar alto e a protestar contra a atitude norte-americana de não aceitar imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Ele simplesmente olhou para ela e falou:

          "Listen, You're in my house. You're not gonna get a good response from me by ...", dizendo, em português: "Escute, Você está em minha casa. Assim, você não vai ter uma boa resposta de mim..." e mandou que a retirassem. Dito e feito! E foi aplaudido pelos presentes. Estava recebendo um grupo de pessoas em evento do mês do Orgulho LGBT, e não aceitou que ela interrompesse seu discurso.

         Obama tem muito crédito no mundo. Tratou bem os hispânicos que vivem em seu País e estes lhe garantiram a reeleição. Reabriu relações diplomáticas com Cuba, dos irmãos Fidel e Raúl Castro. E,  agora, depois de pelo menos 3 anos de negociações secretas com o Irã, fez um acordo nuclear com eles. Tratados entre os dois países, com o aval de outros seis, diminuirão os riscos de conflitos e disciplinarão as pesquisas na área nuclear.

          Houve reações da oposição e de alguns céticos não apenas dos EUA como também de Israel. Mas o moço sabe muito bem o que faz. Tem conseguido, com diálogo, aquilo que, historicamente, os norte-americanos conseguiam com armas. E isso diminuirá, tenho certeza, a antipatia muito grande que os estrangeiros, de muitos lugares, têm por eles.

          Ao contrário de muitos políticos,  homens e mulheres, que perdem o respeito de seus eleitores, o Presidente dos Estados Unidos ganha mais prestígio e marca mais um tento político!

Euclides Riquetti
14-07-2015
         

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!