segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dia do Padre - 04 de agosto

           A figura do Padre, para os cristãos da Igreja Católica, tem muita relevância. Encarregado pelo Papa de levar a palavra do Evangelho ao povo, o Padre precisa ter algumas habilidades: boa capacidade de comunicação, dotes de conselheiro, abertura da alma e do coração para receber o fiel. Precisa ser uma pessoa muito especial, realmente, para fazer viverem os Ministérios da Igreja.

          O Dia do Padre é celebrado em  4 de agosto, ( Dia de São João Maria Vianney), desde 1929, por iniciativa do Papa Pio XI. Uma homenagem a João Maria Vianney, Padre francês. Vianney tinha limitações intelectuais e, por julgarem-no assim, não seria um bom conselheiro, portanto não seria um bom confessor. Então,   foi enviado para a pequenina Ars, no interior da França, como auxiliar do padre Balley. Este, acreditou que o dom de seu auxiliar era justamente o do conselho e o colocou como confessor. Surpreendeu a todos!

          E, segundo biógrafo, o Padre João Maria Vianney, "homem justo, bom, extremado penitente e caridoso, converteu e uniu toda Ars. Amado e respeitado por todos os fiéis e pelo clero, sua fama de conselheiro correu por todo o mundo cristão. Assim, ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja"  Morreu, em 1859 e foi canonizado por Pio XI em 1925.

          Considero que alguns padres têm grande habilidade de se comunicar com o público a partir do púlpito. Convivi, estreitamente, com Frei Luiz Wolf (Pároco), e Nélvio David Colle, o Frei David, dentre outros, quando fui Presidente do Conselho de Administração da Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Capinzal, e que abrangia também Ouro, Zortéa e parte de Campos Novos. Ambos eram de alto nível. Frei Luiz tinha grandes habilidades com o violão, era afinadíssimo nos entoar dos cantos. Frei David ia bem no violão, mas seu forte eram os sermões. No Seminário, havia o Frei Victorino Antônio  Prando, que tinha habilidades em lidar com o pessoal do meio rural. E o Frei Orlando Moreira, que mais adiante  tornou-se Padre também, era exímio violeiro e cantador. Também, na época,  convivi com o Frei Jandir, mas por pouco tempo. Era um amigão. Faleceu jovem.

          Através dos nomes que aqui mencionei, quero estender meu abraço aos demais. E que possam continuar a levar o Evangelho, a motivação e os bons  conselhos a todos os que deles precisam.

Salve o dia 04 de agosto, Dia do Padre!

Euclides Riquetti

        

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!