Conheci o empresário Ivan Oreste Bonato em 1978, quando eu morava em Zortéa e trabalhava na Zortéa Brancher S/A - Compensados e Esquadrias. Veio para uma visita ao meu compadre Aníbal Bess Formughieri, de quem era primo. Pediu que fossem conseguidos alguns votos para o exator Otávio Gilson dos Santos, que se canditava pela primeira vez à Assembleia Legislativa. Elegeu-se por diversas vezes. Ivan era um empresário muito respeitado. Era, ainda, Secretário da Fazenda Estadual. Acompanhei sua trajetória política. A empresarial, razoavelmente.
Bonato foi um joaçabense ilustre que muito contribuiu para o desenvolvimento de Joaçaba e de Santa Catarina. A família Bonato sempre foi exemplarmente empreendedora. Naascido em 07 de fevereiro de 1937, formado em Agronomia e Economia, foi Vice-Presidente do Grupo Perdigão, Presidnte da Companhia de Desenvolvimento do estado de Santa Catarina, Vice-Presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, Secretário da fazenda nos Governos de Antônio Carlos Konder Reis e de Jorge Bornhausen. Foi suplente do senador Jorge Bornhausen, tendo assumido no Senado quando este foi Ministro da Educação, nos anos de 1986 e 1987.
Um empresário dinâmico e experiente, criou a Rede Catarinense de Rádios, da qual faz parte, inclusive, a Rádio Catarinense, aqui de Joaçaba e da Nova Líder, de Herval D ´Oeste, e nossas FMs. Também possui empresas em Joaçaba, uma tradição comercial e industrial que vem de décadas. Há 14 meses perdeu a esposa, Maria Odete Brandalise Bonato, (filha de Saul Brandalise, do Grupo Perdigão). Será velado no Cemitério Parque Jardim da Paz, em Florianópolis, e seu corpo cremado em Balneário Camboriú.
Joaçaba está enlutada. Santa Catarina também.
Nossas mais sentidas condolências a todos os seus familiares e amigos!
Euclides Riquetti
06-08-2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!