Nesta sexta, 07, a Câmara de Vereadores do Município de Ouro, em sessão presidida pelo vereador e professor Paulo Bedin, nas dependências do Clube Esportivo Floresta, atendendo a proposição dos vereadores Nézio Modena e Fernando Zaleski, com aprovação unânime de seus pares, concedeu o título de Cidadão Honorário Ourense aos dois ex-funcionários da Epagri, extensionistas Sônia Mônica Weber Durigon, também atual vice-prefeita, e Hélio Basei. A primeira prestou serviços por 36 e este por 30 anos à Epagri. Dona Sônia, como é conhecida, iniciou ainda nos tempos da ACARESC, que foi sucedida pela Epagri.
Fomos instados a nos pronunciar em nome dos ex-prefeitos daquele Município, tarefa que muito nos honrou. Sônia, gaúcha de Gaurama, veio procedente de Irani, chegando em Ouro aos 19 anos. Aqui casou-se com o Professor Sérgio Durigon, duas vezes prefeito da cidade, e tiveram os filhos Felipe e Lucas, Hélio é natural de Capinzal, veio de Linha Gramado. Antes, porém, trabalhou em Descanso, onde conheceu a esposa, Eliane Schons Basei. Têm os filhos Fábio Vicente e Maria Luiza.
Falei, dentre outras coisas, o seguinte: "Vir de outra cidade, construir sua carreira profissional, enfrentar todos os desafios que isso impõe, constitui-se numa tarefa de dimensão extraordinária. E os amigos Sônia e Hélio conseguiram fazer isso com muita competência e seriedade, o que deriva do senso de responsabilidade e do domínio do conhecimento em sua área de atuação, notadamente a agricultura e a pecuária. Mas, muito mais do que isso, conta a capacidade e a habilidade de relacionamento humano existentes em ambos.
Vejam, Senhoras e Senhores, quão hábeis tiveram que ser na convivência com pessoas do campo político, já que com o campo de trabalho a facilidade é normal, tanto pela sua formação profissional e maneira de ser, como pela imposição de seus cargos e funções. Eu diria que, por dever de ofício, e ainda pela sua lealdade à Epagri, empresa para a qual prestaram seus serviços, merecem o devido respeito quando se verifica que atuaram nas parcerias da mesma com o Município de Ouro por três décadas e pouco, saindo do campo de ação apenas em razão de sua merecida aposentadoria.
A Administração Municipal esteve, ao longo desse tempo, na mão de prefeitos de diversas correntes políticas, mas isso não foi impedimento para que ambos levassem adiante os projetos vislumbrados, idealizados e tornados realidade.
Foram 16 prefeitos entre efetivos e interinos (vices e presidentes da Câmara de Vereadores), 16 situações diferentes, 16 contextos, diversos cenários políticos e apenas um cenário laboral: o território do município de Ouro, com suas propriedades rurais e suas famílias de agricultores, pequeno no comportar de habitantes e área territorial, porém majestoso e imponente na sua força produtiva."
Ainda, ressaltamos o grau de entendimento e articulação entre a Epagri e o Poder Executivo Municipal, enaltecemos a importância de suas famílias e o apoio que lhes prestaram e agradecemos aos colegas ex-prefeitos pela honrosa deferência em respresentá-los.
Reencontramos, no evento, além do Sérgio, também os ex-prefeitos Neri Luiz Miqueloto e José Camilo Pastore (com a esposa Águeda). Ainda o prefeito Vítor Faccin e o vice de Capinzal Vilson Farias. Além dos vereadores já mencionados, tivemos a satisfação de rever o Evandro Neis, o Iwandro Masson, Ivonei Dambrós, Dire Duarte e Patrícia Casagrande e mais cerca de 200 amigos dos tempos em que moramos lá.
Após a solenidade, confraternização com os presentes, com coquetel preparado pelas Mulheres Agricultoras do Município de Ouro, junto a quem Dona Sônia teve importantíssimo papel social e educacional.
Parabéns, amigos Sônia e Hélio para honraria recebida e obrigado por terem sido nossos parceiros quando estivemos no cargo de Prefeito daquela cidade, de 1989 a 1992.
Grande abraço!
07-08-2015
Oi professor! Sempre é muito bom rever amigos... Parabéns pela matéria!
ResponderExcluirAbraço, Léo de Sousa
Boa tarde, Riquetti! Merecida homenagem aos nossos amigos. Eles muito fizeram para ajudar nossos agricultores do município de Ouro. Abraço, Lourdes.
ResponderExcluir