sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O Onze de Setembro de 2001 - 14 anos depois

         O mundo relembrou, hoje, o atentado terrorista que culminou com a queda das duas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, em 11 de setembro de 2001, quando 2.749 pessoas perderam a vida. Mas adiante, chegou-se ao número de 2.753, pela perdas de outras vidas em decorrência de males adquiridos em razão das consequências do evento. 80% eram homens, dentre eles centenas de bombeiros e policiais. O ataque suicida matou todos os passageiros que se encontravam nos aviões  comerciais sequestrados, os terroristas e a maior parte das pessoas que se encontrava nas torres. Adiante, confirmou-se que os atentados foram praticados pelos terroristas que fazem parte da organização Al-Qaeda, uma organização fundamentalista islâmica.

          Naquela manhã estava trabalhando na Prefeitura do Município de Ouro quando meus colegas me chamaram para uma sala ao lado da minha. Tinham tomado conhecimento do atentado e ligaram um aparelho de TV para que todos pudessem acompanhar os noticiários que sucederam a tragédia. Imagens impressionantes foram propagadas ao mundo através da TV e da internet.  Era uma realidade muito cruel. Os terroristas, utilizando 4  aviões da American Airlines que sequestraram atingiram primeiro, a Torre Note e, pouco depois, a Torre Sul, com 17 minutos de espaço de tempo. Um terceiro avião foi arremessado contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O quarto avião sequestrado caiu num campo aberto, na Pensilvânia. Os fatos assim se sucederam naquela manhã:

  • Às 8h46 um avião da América Airlines, que ia de Boston a Los Angeles, atingiu a torre norte do World Trade Center;
  • Às 9h03 um avião da United Airlines, que ia de Boston a Los Angeles, acertou a torre sul;
  • Às 9h37 uma aeronave da American Airlines, que ia de Dulles, na Virgína, para Los Angeles atingiu o prédio do pentágono em Washington;
  • Às 9h59 a torre sul despencou;
  • Às 10h03 um avião da United Airlines, que ia de Newark para São Francisco, bateu em um campo perto de Shanksville, na Pensilvânia;
  • Às 10h28 a torre norte despencou.

  •           Nesta sexta-feira, 11, pela passagem dos 14 anos do ocorrido, o presidente dos EUA Barack Obama participou de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dessa tragédia e os nomes das vítimas foram lidos em voz alta numa cerimônia no memorial World Trade Center, onde, ainda, lhes prestaram outras homenagens.

              Infelizmente, razões religiosas, fanatismo ou mesmo a tirania e ganância de pessoas que querem o poder ainda fazem vítimas diariamente em todo o mundo. O grande remédio para tudo é a defesa da democracia, da livre manifestação, do respeito ao estado de Direito e ao ser humano. Algo que ainda soa utópico.

    Euclides Riquetti
    14-09-2015
             

    Um comentário:

    1. Será mesmo que o atentado de 11 de setembro foi obra da Al-Qaeda, por "razões religiosas", ou tudo não passa de mais uma armação do Império, sabidamente reincidente nesta prática.. Historicamente os EUA sempre usaram esse tipo de estratagema, em Cuba, em Pearl Harbor, no Vietnã, só para citar alguns. Vários cientistas explicam que essa teoria não se sustenta, ela é muito simplista, mais ou menos como as teorias dos economistas da Globo.. Em 2009, o cientista Niels Harrit afirma que os explosivos Nano Thermite encontrados em destroços do World Trade Center derruba a ideia de que o ataque foi terrorista ou pelo menos como oficialmente foi dito. Eu também assisti boquiaberto as imagens que a TV mostrava no 11/09/2001. Comentei com meus colegas de trabalho - parece mais uma mentirada americana que nossa velha mídia sem vergonha adotou..
      "A GANÃNCIA HUMANA NÃO TEM LIMITES" e o império é o epicentro de tudo isso. Pensem nisso antes de acreditar em tudo...

      ResponderExcluir

    Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!