quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Imbecilização das gentes - pão e circo!

  Reprisando...

 

          Já me referi anteriormente à questão "pão e circo".  Agora, estou-me propondo a ir um pouco além, chegar ao lixo que nos é oferecido a toda hora,  gratuitamente, através dos meios de comunicação. Entendemos que os canais de comunicação são o meio mais barato que o cidadão comum tem para seu acesso ao lazer.

           Temos a TV aberta que invade nossos lares com programas que nos envergonham pela baixa qualidade das produções e pelas baixarias mostradas,  jornais  escritos com ortografia horrível e matérias  de péssima qualidade e infinitamente replicadas. Umas fotografias de políticos, quase que sempre as mesmas caras e, pior, as mesmas fotos de arquivo. E espaços importantes ocupados por matérias nada importantes, apenas com o fito de promover pessoas e não o conhecimento dos fatos. Matérias, a maioria pagas,  e que só interessam a quem é muito próximo das "figuras" coladas nas páginas.

          Apresentadores populistas como o Ratinho, no SBT, e alguns outros que ocupam as tardes e mesmo as noites, são um atentado à inteligência de todos os cidadãos de bem. Pessoas muito bregas expõem sua intimidade, abrem sua vida pessoal como se estivessem ganhando alguma coisa com isso, vergonhosamente, e usam um palavreado que, no mínimo, deveria ser autocensurado pelo próprios órgaos  de comunicação.

          Mas, nossa imbecilização maior está em termos, por exemplo, um BBB, o tal Big Brother Brasil, na TV Globo,  atingindo elevados  índices de audiência. O programa é animado pelo jornalista global Pedro Bial. Não pela questão do erotismo ensejado através de pessoas que se subpõem aos mesmos edredons,  nem pela bundas ou peitos ciliconados ou não, mas pela hipocrisia e a breguice da linguagem falada, com o uso de expressões babacas, pela disseminação de costumes que não são éticos nem verdadeiros.

          As paixões por determinados lazeres, como o carnaval ou o futebol, levando torcedores a condutas condenáveis, a exemplo do que aconteceu com torcedores corinthianos, na Bolívia, provocam acontecimentos que em nada nos orgulham. E as redes sociais, com pessoas escrevendo um português ininteligível  e utilizando uma linguagem vulgar, também são condenáveis.

          O pão e o circo, pior este do que o primeiro, fariam o Imperador Péricles, da Grécia, corar, se estivesse vivo. E nossa sociedade, enquanto não houver uma grande evolução intelectual, com escolarização em alto nível, e uma tomada de atitude proativa coletiva, não será contemplada com  mudanças nos costumes.

          Por enquanto, o que eu posso fazer é pedir para o Pedro Bial que tome uma atitude em favor do Brasil e da intligência dos brasileiros. Não chame de "meus heróis" pessoas que jamais fizeram algo que justifique isso. Melhor, tome uma atitude digna, se estiver fazendo algo contra sua vontade. Faça como o Papa: RFENUNCIE!


Euclides Riquetti
05-03-2012

Um comentário:

  1. Essa tua crônica sobre o desserviço prestado pela nossa mídia, principalmente a TV, tendo como carro chefe a Rede Globo que vem trabalhando a cinquenta anos no emburrecimento do brasileiro, teve seu grande impulso no golpe civil-militar de 1964.
    Na gênese da TV Globo está o dinheiro da Time Life, da CIA... Ela cresceu em via de mão dupla com o regime proposto pelo Tio Sam que usou nossa elite, a igreja e os militares de cabeça feita na Escola das Américas. Ver filme " Além do cidadão Kane" da BBC.
    Como disse Joseph Politzer "Com o tempo uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".
    E daí, para criar este público que somos nós, ela usa essas sumidades que você citou. Só tem uma solução: "Desligue a rede Globo que tudo melhora".
    Suas novelas, seus telejornais, seus programas de entrevista e entretenimento, todos tem a mesma finalidade... entenda como quiser, para mim é isso.
    Para que coletivamente tomemos atitudes pro ativas - como diz você - ver menos essa TV ajuda muito.
    Mudar é uma coisa muito mais complexa que passa pela educação de base tão maltratada desde sempre pelos poderes constituídos - vide atitudes recentes de governadores como Beto Richa, Geraldo Alkmim, Sartori, com relação a educação pública. Coisa feia!
    Quando cito a rede globo entenda-se toda nossa TV aberta. A " qualidade" é mais ou menos a mesma"... é que a platinada representa intensamente o "Pão e o circo" nosso de cada dia.
    Essa questão que você levantou tem me interessado muito e teríamos assunto para horas se aqui o espaço permitisse. Acho que como comentário já abusei da liberdade...
    Precisamos acreditar com a intensidade de Darcy Ribeiro quando disse: "Só há duas maneiras nesta vida: se resignar ou se indgnar. E eu não vou me resignar nunca".

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!