sábado, 21 de novembro de 2015

Nós, os novos "donos de casa"...


          Nossas casas,  hoje, por mais simples que sejam, são dotadas de muitos modernos equipamentos que facilitam a vida dos homens (e mulheres) que precisam executar os serviços do lar. Há muitas ofertas de máquinas automáticas, moderníssimas, até digitais para lavar roupas e louças. Há os poptanques, que ajudam com as roupas. Mas depois você precisa dar um belo de um complemento reesfregando-as no tanque. Os aspiradores de pó "turbo", fazem miséria com os carpetes. . Há rodos muito modernos e funcionais que prendem bem os panos e, com algumas manobras, você, amigo, faz sucesso  na hora da limpeza dos pisos. E têm aqueles rodinhos bonitinhos, que você compra por menos que onze reais e ajudam muito para secar a pedra da pia da cozinha e até os vidros dos boxes dos banheiros.

         Então, quando for planejar sua nova casa, pense muito bem no futuro que o espera. E, sabemos, o tempo passa muito rápido...

          Nós, homens, cientes estamos de que o serviços da casa vão sobrar para nós, por isso temos que nos acostumar com a ideia e irmos nos adaptando, para que o impacto da "grande virada" não nos surpreenda, não nos deixe em apuros. É,  temos que nos preocupar, sim!

         E, agora, com a nova legislação aprovada, aquela que vai fazer com que sua auxiliar  no lar tenha todos aqueles merecidos direitos, sua mulher vai fazer com que você assuma de vez a responsabilidade pela organização da cozinha, do quarto e do seu banheiro. E também da garagem. Da sala de ver TV.  E das roupas.

          Então, amigo, planejar bem é fundamental para o novo conceito de vida:  Dispense pisos que dão muito trabalho para limpar. Coloque porcelanatos retificados e pisos de madeira laminada, conforme for de sua conveniência. Os primeiros,  você limpa com panos umedecidos e os segundos, além desse primeiro procedimento (com pano levemente úmido), usando  uma cera líquida de boa qualidade  não precisam de mais  nada. E para as calçadas externas, use piso esmaltado, mas que não derrape. E compre uma máquina "lava-a-jato" que diminui muito o seu serviço.

          Outra dica importante é tirar os sapatos lá fora, logo ao descer do carro. Acho até que você  devería ter um par de chinelos guardado sob o assento do carro para já adentrar à casa sem provocar danos e sujeiras. Também é de bom alvitre que compre comidas semipreparadas, precozidas, congeladas. Deixe no freezer e, ao sair de casa, pela manhã, passe para a geladeira. Se for no inverno, deixe sobre a pia, dentro de uma vasilha. Quando você voltar, em poucos minutos, no microondas ou no forno elétrico, terá seu almoço (seu e dela) ou jantar.

          Eu sei que você gosta muito de roupas de puro algodão, preferencialmente com "fio100 egípcio". É, porque se for com um algodão qualquer, melhor pegar daquelas que têm pelo menos  45% de poliéster, que não amassam. E não precisará gastar muito de seu tempo passando-as. Também, na distribuição das TVs pela casa, já deixe uma defronte à  mesa de passar roupas, porque ficar virando o pescoço para a TV para ver a novela, enquanto passa roupa, se pegar um ventinho misturado com o calor do ferro de passar, pode ficar com torcicolo.

          Mas não se assuste, colega. A vida de "dono de casa" não é tão ruim. Você se acostuma, como se acostumou a pagar muitos impostos e muitos juros no seu cartão de crédito. E, certamente, você vai ficar muito atento com os preços das coisas, para que não se surpreenda na hora do supermercado.

           Sabe aquela história de índice baixo de inflação? Não acredite muito nisso. Nem tudo o que dizem na TV é verdadeiro. As donas de casa sabem muito bem quantos produtos têm aumento nos preços  muito maiores do que a inflação. Você já viu quanto custa uma lata de azeite? E o material de limpeza, o sabão em pó, o amaciante, o tira-manchas? Achou caro? Então,  vá à quitanda ver o preço do tomate...

Euclides Riquetti
09-04-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!