quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ANC - Associação Nova Concórdia - vida sustentável!

         Para quem ainda não conhece, ou não visitou ainda, a Associação Nova Concórdia (ANC) poderia ser apenas uma comunidade formada por pessoas advindas da cidade de Concórdia, aqui do Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Porém, quem acompanhou sua história, desde o tempo que a ideia foi trazida à cidade de Ouro, SC, pelo Dr. Alexandre Dittrich Buhr, então juiz da Comarca de Capinzal, a ANC, localizada na comunidade de Serra Alta, na divisa com Larcerdópolis, numa altitude de 970 metros,  representa uma grata e feliz realidade. Sempre admirei o trabalho desse grupo de pessoas, que tem ideais de vida bem definidos, que sabem o que querem dela. Pouco ou nada a ver com a cidade próxima,  e sim com o espírito de concórdia, engajamento e cooperação de seus associados.

           Se você, leitor, leitora, acessar o site www.associacaonovaconcordia.org.br/, verificará algumas informações sobre o que é a entidade e quais os seus projetos para o presente e o futuro. Para o presente, alguns projetos estão consolidados, como o observatório lítico, florais anc, mel silvestre, os lagos, o paisagismo, os cavalos crioulos e outros. Para o futuro, uma pirâmide e um observatório espacial. No site,  você conhecerá os projetos e algumas belas fotos do lugar onde está instalada. Porém, se você agendar uma visita e for com seus amigos conhecer a beleza natural do lugar, o pensamento e o modo de vida das pessoas, suas práticas de sustentabilidade, e compreender quais os objetivos e ideais daquela comunidade, vai ganhar muito em termos de conhecimento, desde sobre práticas ambientais e sanitárias, até de astronomia.

          Estivemos lá no sábado, 31, quando fomos recebidos pelo Julinho Bianchi (que foi gerente do BESC em Capinzal), o Doutor Alexandre, e associados de outros estados (RS, RJ e SP). Também reencontramos moradores das redondezas, das famílias Miqueloto, Bonamigo, Orso e outros. Muitas novas experiências, empatia, boa conversa, fraternidade! Lugar de paz, harmonia, tranquilidade!

          Já na estrada de acesso, numa das margens a fileira de hortênsias azuis e, na outra, de lírios amarelo-laranja. Beleza ímpar... à direita. Para saudar os visitantes, o Tori, portal que representa a separação do mundo  físico do espiritual, edificado em madeira de lei, legal, com duas colunas e duas vigas transversais que representam a terra.  A Casa Mãe, onde funciona a Academia para a Ciência Futura e a casa de apoio. Ainda, a casa de  modelo inspirado na arquitetura japonesa, do Dr. Alexandre e da Dona Magda. Abaixo, em fase final de construção, uma em modelo grego. Outra moderna, do  Engenheiro Adriano Buhr, que criou uma sistema de esgotamento sanitário individual, com vaso de fibra, em que os dejetos humanos sólidos e líquidos destinam-se em separado, uma caixa de compostagem. Depois, uma casa em arquitetura mineira, um chalé holandês e outra de que não lembro a origem.


         As ruas (Avenida das Nações e Mahatma Gandhi, por exemplo), de mão única, com meio-fio pintado de amarelo (proibido estacionar), placa indicando velocidade máxima de 20 Km, chão britado, extensos gramados ao meio, flores diversas, estacionamento defronte à casa-mãe.


No site, você encontrará, inicialmente, a identidade da mesma:

"A  Associação Nova Concórdia (ANC) é uma sociedade civil sem fins lucrativos e tem como objeto social o estabelecimento de um projeto de auto sustentabilidade energético e alimentar, ecologicamente equilibrado, bem como a criação de um local para convivência humanitária que visa promover atividades de responsabilidade social, espirituais, educativas, científicas e filosóficas, voltadas para o desenvolvimento da dignidade da pessoa humana." 

Vale a pena conhecer a ANC pelo que ela representa e pelo engajamento sério dos seus associados. Um grande apoiador, acredito que seja o patrono, é norte-americano, que já esteve ali palestrando e que tem livros publicados em diversos idiomas e é muito lido no mundo: James Jacob Hurtak P.hd, P.hd,,  que sugiro a vocês sobre ele pesquisarem e conhecerem. Nos ensinará muito. Finalizo com um dito dele, que nos remete à reflexão:

         
"Os nossos estágios de crescimento ocorrem não só nos nossos corpos Eu Superior, mas dentro da nossa família espiritual através do exercício de tolerância e compreensão, que vêm de um nível mais alto de Amor Incondicional".

 

O Despertar do Eu Superior p.13, Hurtak, P.hd, P.hd.

Euclides Riquetti
06-11-2015









































 
   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!