quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dia Mundial da Saúde - (7 de abril) e outras considerações





         Estamos comemorando o Dia Mundial da Saúde neste 7 de abril. de manhã, passando pela Praça Adolfo Konder, defronte  à Prefeitura de Joaçaba, avistei um considerável grupo de pessoal fazendo ginástica. E muitos técnicos da área da saúde realizando atividades pertinentes. A música que ditava o ritmo era "Dont´cry for me, Argentina'. Só isso já é um grande motivo para que eu pare e veja o que está acontecendo. Sou muito fã de Evita Perón, sobre quem já me referi algumas vezes neste blog. E a música é fantástica.

        Lembrei-me da amiga e conterrânea Carmen Baséggio, a Carmen da Dona Dileta, de Capinzal, sempre muito talentosa e afinadíssima ao apresentar-se em público. Quando ela interpretava, em eventos,  "Não chores por mim, Argentina", eu me emocionava. E ela sabe muito bem disso, do quanto eu a admiro. Recentemente a encontrei em Capinzal e ela relatou estar em tratamento médico. Espero que esteja superando a adversidade. Ela é uma figura humana extraordinária, um belíssimo exemplo para a sociedade, merece nosso aplauso e nosso carinho. E, ainda, muita gratidão pelo que já fez pela cultura daquela cidade.

         Fui Prefeito em Ouro, SC, de 1989 a 1982, tão logo iniciou-se a municipalização da saúde. Muitos encargos e compromissos foram repassados aos municípios, sem a contrapartida financeira justa e ideal. Fui Secretário da Saúde daquela cidade entre 1997 e 2000, na Administração Sérgio Durigon/José Camilo Pastore. Fiz parte, na virada do milênio, do grupo de Amigos do Hospital Nossa Senhora das Dores, de Capinzal. O serviço de saúde precisa de muitos investimentos para que possa sobreviver. Foi difícil salvarmos o HNSD, o que só foi possível com o apoio da comunidade e das prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa. Adiante, porém, vimos o Hospital São José, de Capinzal fechar as portas depois de mais de meio século de serviços prestados à comunidade.

          A propaganda oficial com relação á saúde é grande. A ação, porém, não corresponde ao marketing. Hoje, mesmo, vi reportagens na Tv sobre a saúde em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. E no Rio de Janeiro. Ambas deprimentes. os cidadãos estão sendo desrespeitados.

          Considero que a cidade de Joaçaba está muito bem servida no quesito. Tenho severas restrições à administração da cidade, mas neste setor estamos muito bem. Claro que temos problemas, pois pessoas que detêm planos de saúde acabam indo tratar-se em outras cidades porque muitos médicos não querem oferecer consultas, mesmo sendo credenciados. Agendamento só para longa data. Se for para consulta particular, porém, aparece vaga para o mesmo dia. Questionável, isso!

          Vivemos, por outro lado, sérios problemas ocasionados pela proliferação do mosquito aedes  aegypti. Ainda, com relação à gripe H1n1. aqui em Concórdia, pertinho de Joaçaba, foi noticiada hoje a morte de um rapaz de 23 anos, em razão da gripe. Falha nossa, falha do poder público, falha coletiva. É possível perceber que, mesmo com todas as notícias e campanhas na imprensa, ainda haja quem não toma os devidos cuidados com relação ao destino adequado e à armazenagem do lixo.  Lamentável!

         Bem, é preciso que cada um de nós faça a sua parte. E louvar e agradecer a Deus pela saúde que temos. Acreditar na evolução da medicina e na boa vontade da maioria dos profissionais ligados à saúde. E esperar que todas as autoridades façam a sua parte também, tratando com zelo, responsabilidade e muito carinho do assunto, uma demanda que precisa ser considerada sempre prioritária.

Euclides Riquetti
07-03-2016
Dia Mundial da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!