sexta-feira, 8 de abril de 2016

Inaugurada nova ala do HUST aqui em Joaçaba


Unidade do HUST ampliada que será inaugurada pelo governador
 
(foto da assessoria de imprensa da ADR-Joaçaba)
 
         Participamos, nesta manhã, da inauguração da nova ala do Hospital Universitário Santa Terezinha, o HUST, aqui de Joaçaba. O Governador Raimundo Colombo que viabilizou investimentos na ordem de R$ 11,2 milhões, através do Fundo Municipal de Saúde, pode ser considerado o "pai da criança". E digo por quê: Ao contrário de seu antecessor, Raimundo Colombo tem investido fortemente nos hospitais regionais, a exemplo do HUST. Também tem auxiliado o Hospital Nossa Senhora das Dores, de Capinzal, bem mais do que o outro governador. A unidade hospitalar, que tinha 6.200 m2, passa a ter 13.000 m2, ou seja, quase que do tamanho de um campo e meio de futebol.
 
        A nova torre foi denominada "Torre João Paulo II", com seis pavimentos, 87 novos leitos, centro cirúrgico, de nutrição e dietética, área pedagógica, setor de quimioterapia, e hospital de urgências. Agora, há 193 leitos disponíveis para a clientela, a grande maioria pacientes do SUS. Como a demanda normal é de 160 leitos, fica uma boa reserva técnica. O hospital atende cerca de 5.000 pessoas, mensalmente, originários de 55 municípios da região do Meio-oeste catarinense, realizando, ainda, aproximadamente 130.000 procedimentos laboratoriais e de diagnóstico, anualmente. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do HUST.
 
         Fiquei atento a todos os movimentos dos políticos, na ocasião. Havia muitos prefeitos da região, alguns parlamentares, pessoas ligadas a hospitais e funcionalismo público estadual. Destaco a presença do reitor da UNOESC, nosso conterrâneo Aristides Cimadon, do prefeito de Joaçaba, Juscelino Ferraz. Sabemos que o hospital teve grande evolução desde que foi doado para a UNOESC pela comunidade joaçabense, que o construiu no passado. Aliás, com muita justiça, os antigos sócios, que fizeram a doação para a UNOESC, foram homenageados através de seus representantes. Também houve homenagens significativas aos responsáveis pela construção e outras obras, enfermeiras, funcionários e corpo clínico. Considero que as estrelas do evento foram, merecidamente, os profissionais de todas as áreas ligados ao hospital.
 
         O médico Doutor Pedro Frâncio, urologista, com vasta folha de serviços prestados ao hospital e à saúde da região, foi devidamente homenageado. Merecidamente.

        Pessoalmente, quero registrar aqui da importância que o HUST tem para com toda a coletividade regional. O fato de ser universitário tem contribuído muito para sua própria evolução, mesmo porque a UNOESC é capitaneada pelo amigo reitor Aristides Cimadon, educador e advogado muito sério e competente. Parabéns a toda a grane família HUST!

Euclides Riquetti
08-04-2016
 
 
 
 .
 
.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!