domingo, 10 de abril de 2016

Parabéns, feliz aniversário, 'Tio Piro" ou "Tanjoubi omedetou",Tio Piro!



        O Hiroito é meu irmão "japonês". Fez 60 anos no dia 6. Quando era pequeno e lhe perguntavam o nome, respondia: "Hiroito Imperador do Japão". Meu pai lhe ensinou a dizer assim...

         Até hoje, quando vai a algum lugar, a uma consulta médica, por exemplo, o médico diz: "Eu esperava um japonês e me aparece um italiano! O que é que é isso?!" E vêm os risos...  É simples: meu pai é quem escolhia os nomes, lá em casa: Ironi, o primeiro filho. Euclides (que me toca de ser eu...), fiquei Cride porque, quando nasci, o velho Guerino estava lendo "Os Sertões", de Eucides da Cunha. Será que é por isso que virei um aspirante a escritor?! A minha  irmã, Iradi Lourdes, ganhou o primeiro nome dos causa da prima Iradi (Casara), a Ira, do salão, de Capinzal, e a Nossa Senhora de Lourdes, a Santa das grutas, e nós morávamos perto da gruta de Leãozinho, na antiga Rio Capinzal, quando nascemos... Os nomes seguintes, do Vilmar e do Edimar, fui eu que sugeri e foi aceito pelos demais da família, quando eles nasceram. E o Tio Piro, ficou Hiroito por quê? Acho que é porque meu pai admirava muito a inteligência e a seriedade dos japoneses...

        Fomos convidados por ele para sua festa. Foi lá no sítio da família Gratt, atrás da indústria deles, em Capinzal. Fomos recebidos por eles, pessoas com que temos amizade há mais de duas décadas. Agora, estando noivos a Naiana, filha do Tio Piro e da Marise (Fruhauf) com o Everton, filho do Bernardo (Gratt) e da dona Salete, a festa tinha que ser em família. Veio a Iradi, de União da Vitória, a Tia Rose, irmã da Marise, com o Fernando, a Dona Neli (sogra do Tio Piro), uma irmã da Salete e o marido (aqui de Joaçaba) e o Vilmar Rech, padrinho da Naiana. Tivemos que degustar ovelha e leitão da produção do sítio, e um delicioso churrasco, preparado pelo Everton.

        O Tio Piro estava muito animado. Teve problemas de saúde e deu a volta por cima. Participei do drama, mas tudo acabou bem, graças a Deus a aos bons médicos que dele cuidaram. Reunir-se com gente da família e amigos é sempre muito agradável. Contamos e ouvimos histórias, Relembramos de muitos causos, foi muitíssimo bom comemorar o aniversário juntos. E, em tempo: Hiroito rimava com pirolito, que foi o primeiro apelido dele. E, dali para Piro e "Tio Piro', foi apenas uma questão de tempo. Ou seria de léxica/ Ou de semântica?!

         Ao Piro e aos seus familiares, muitas felicidades. E que possamos, juntos, comemorar muitas datas de aniversários  ainda.

Tanjoubi omedetou!

Euclides Riquetti
10-04-2016

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!