terça-feira, 26 de julho de 2016

Parabéns, vovô! Parabéns, vovó!


Escrevi há um ano. Hoje repriso... 
 

 


         Neste belíssimo domingo com a tarde muito ensolarada e o céu azul estamos comemorando o Dia dos Avós,  que pode ser também dos Avôs. A data foi institucionalizada ainda em 1879,  pelo papa Leão XIII, cujo nome era Gioacchino, mas que em Português significa Joaquim. Ele teve a intenção de homenagear  aos pais da Maria Santíssima, a mãe de Jesus, Joaquim e Ana. Eles viveram em Nazaré, estavam em idade avançada, mas desejavam muito ter um filho. Deus, depois de muitas orações, concedeu que Ana ficasse grávida e o casal teve uma menina, que batizaram com o nome de Maria.

          Ana tornou-se Santa Ana e o marido São Joaquim. Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos. E, adiante, Maria casou-se com José e tiveram um filho, jesus Cristo. O casal foi escolhido como padroeiros dos avôs e avós. Brasil e Portugal são os países em que a data é comemorada com certa intensidade. São Joaquim e Santa Ana são os avôs de Jesus Cristo, daí a importância que lhes foi conferida.

          Hoje almoçamos com a filha Carol e a Júlia, nossa neta Jujubinha. E ela tinha uma convidada, a Maria Clara, coleguinha e amiguinha dela, filha do Sandro e da Rita, nossos vizinhos. A Dona Santa, vovó da Maria Clara, mora aqui pertinho também. É uma senhora muito simpática e religiosa. Costuma cantar nos cultos e missas aqui da capela Santa Luzia, aqui do Nossa Senhora de Lurdes. Foi uma alegria almoçar com a neta e a amiga, fazendo as vontades da Jujubinha. Ela é muito carinhosa e, logo cedo,  ganhei um abracinho de ambas.

          Dizem que as crianças gostam dos avôs porque eles fazem as vontades deles. Acho que é um pouco diferente. Concordo com o Tchê Mendes que diz que as crianças gostam da gente porque temos mais paciência em lidar com elas. é, o tempo nos torna um pouco mais pacientes, mais entendedores do comportamento das crianças. E, ainda, temos muito mais tempo para nos dedicarmos a dar atenção a elas.

          Através deste texto, quero homenagear e parabenizar a todas as leitoras e leitores que já são avós e avôs. E ainda referir-me aos meus pais, Guerino e Dorvalina, que são os avôs de nossos filhos. Ainda, aos meus avôs Frederico e Genoveva (Piccoli)  Richetti, e  Vítório e Severina (Coltro) Baretta.

          Um carinhoso abraço em todos!

Euclides Riquetti
26-07-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!