domingo, 24 de julho de 2016

Feliz aniversário!


 

 
 
          Minha mãe estaria de aniversário, hoje, se estivesse ainda conosco. Meu pai faria aniversário na terça, 11 de agosto. Eram leoninos... Viveram juntos até 18 de junho de 1977, quando ele nos deixou vitimado por grave doença. Tinha 55 anos. Ela nos deixou em 09 de janeiro de 2000, na chegada do novo milênio, aos 76. Hoje, estão lado a lado, no campo santo da Vila São José, em Ouro. Lá está com eles o mano Ironi, que se foi em 04 de maio de 1998, aos 51 anos.  Estão perto dos seus familiares, da família Baretta e Richetti/Riquetti.

         Saudades, dá saudades, sim...  Sempre! É tudo como se fosse ontem, como se o tempo não tivesse passado, como se nada houvesse mudado. Sentimentos reais e verdadeiros são permanentes, eternos, não fugazes. Sentimentos, laços de família, são a expressão do amor mais singelo e verdadeiro, aquele que não se apaga, não se extingue, não se deixa abalar.

         Saudades, dá saudades, sim... Porque quem amou e foi amado não esquece nunca. Não importa se foi uma vida de facilidades ou dificuldades. Não importa que os dias tenham sido diferentes, que em alguns tenham havido tempestades ou alegrias... Importa, sim, é que tenham sido vividos com intensidade, que tenha havido o respeito mútuo, o amor mútuo. Importa, sim, que a memória nos compila a irmos em busca das lembranças que estão escondidas em nosso ideário. Importa que tenhamos a condição de perceber que um dia eles foram importantes e que isso não se extingue. Importa que guardemos em nosso coração uma elevada gama de carinho para podermos expressar nosso afeto para com eles. E, minha maneira de homenageá-los é reviver os sentimentos e lembrar dos bons momentos. E, sempre que possível, manifestar-me aqui, dividindo com meus leitores minha sensibilidade.

          Feliz aniversário, mãe Dorvalina. Feliz aniversário, pai Guerino!

Euclides Riquetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!