terça-feira, 24 de janeiro de 2017

On board two - entre gérberas e rosas em Holambra - SP

         Na sexta-feira,13, (ih!...), tomamos ônibus para Holambra. Bem próxima à Catedral de Campinas, uma quadra após, há um ponto de ônibus onde se apanham coletivos para Artur Nogueira ou Mogi das Cruzes, via Holambra. Um senhor muito simpático, já grisalho, nos orientou em como proceder. Foi tudo muito fácil. E, logo depois, já passávamos pelo trevo de Jaguariúna e chegávamos em Holambra, a cidade das flores.

           Ali, são produzidas 40% de todas as flores do Brasil. Aqui no Sul, em Joaçaba e Capinzal, por exemplo, semanalmente recebem-se caminhões daquela cidade trazendo flores para as floriculturas e mercados. Colorem, sistematicamente, nossos ambientes.



          Uma jovem simpaticíssima, que ia visitar uma irmã na terra dos holandeses, nos indicou onde desembarcar. Foi num ponto central da cidade, num abrigo em que podem alojar-se umas 3 dezenas de passageiros, a que chamam de "Rodoviária". Próximo, há banheiros públicos, serviços de táxi, dois quiosques e gente muito simpática para nos passar informações.

          Dirigimo-nos à Praça Vitória Régia, que fica à margem de um lago. É um lugar aprazível, ecológico. Capivaras dóceis ficam nos olhando. Alguém atira um pedacinho de pau e ela margulham no lago...mas não vão longe. Depois, voltam... Ali nos deparamos com a um receptivo da Theos Passeio Turístico. Fomos atendidos pela Núbia. Inscrevemo-nos para um tour de uma hora e meia, aos arredores da cidade. Conhecemos ali a professora Marta e sua filha Juliana, que nos passaram importantes informações sobre Holambra e algumas cidades vizinhas.

          Depois visitamos uma grande estufa de produção de gérberas de todas as cores. Depois visitamos outra estufa com rosas brancas e bordôs. E, próximo, um campo aberto de roseiras dessas cores. Maravilha de se ver! Imagine-se, leitora, ali num campo de flors sentindo aquele frescor perfumado de natureza colorida... Imperdível!


           Nosso último atrativo foi a visitação ao moinho de ventos Povos Unidos, uma réplica dos moinhos existentes na Holanda. Ao meio-dia, almoçamos num restaurante anexo ao Hotel Centrum, onde o casal proprietário é de Bandeirantes, Paraná. Servem, além de boa comida em buffet livre ou em quilo, sorvetes e chope. Depois fomos visitar a Ponta Flora, um lojão em que comercializam flores, mudas, sementes e fertilizantes, além de acessórios de jardinagem.


         O centro da cidade é muito bonito. Construções típicas, jardins, casario colorido que nos lembra dois lugares: o Caminito, em Buenos Aires, e o Pelourinho, em Salvador.
         Lanchonetes oferecem tortas típicas holandesas e deliciosos sorvetes artesanais. Um boa pedida visitar Holambra.
  
          Vale a pena conhecer Holambra, na região d Campinas - SP. Para quem conhece nossa região, aqui de Joaçaba, SC, seria como visitar a cidade de Treze Tília, colonizadas pelos tirolezes vindos do Tirol, estado austríaco.

Euclides Riquetti
24-01-2017




         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!