sexta-feira, 12 de maio de 2017

Nossas cidades mudaram!

DIA DAS MÃES - Comércio local atenderá até às 21h nesta sexta-feira

Rua XV de Novembro - Capinzal - SC
Foto de Rádio Capinzal

          Sou nascido na bucólica cidade de Capinzal, SC, no sul do Brasil. Naquele tempo, os territórios doa municípios de Ouro (Distrito de Ouro), Presidente Castello Branco (Distrito de Dois irmãos), e Lacerdópolis (Distrito de Barra Fria), pertenciam a Capinzal. Nasci na colônia de Leãozinho, hoje território de Ouro. Hoje, já não é tão bucólica como naquele tempo. Virou concreto e lata!

         Na minha infância, havia em Leãozinho um jipe Willys , do João Gusso, dentista. Depois o Danilo Pissoli também comprou um, verde claro, novo. E a família de João Andrioni outro, de 4 portas, amarelo. Adiante, este foi vendido ao ex-prefeito Domingos Boff, que o passou adiante.

         Na Linha Bonita, onde morava meu avô materno, Victório Baretta, havia um jipe cinza, do Alberto Rech. Depois a Marclino Zanini comprou um azul, o Angelin Baretta outro, da mesma cor. O Alcides Antonietto também comprou um, parece-me que cinza. E havia um dentista que vinha a Linha Bonita com um cinza. Eram esses os carros que eu conhecia até 1960.

          Em Capinzal e Ouro, no início da década de 1960, havia alguns jipes Willys e DKW, uns Areo Willys,  uns automóveis importados, uns caminhões. Apenas isso! Ah, e o Clarimundo Bazzi tinha um Pontiac que fora do Olímpio Viecelli, que depois pertenceu a alguém do interior de Capinzal, ao Clarimundo Bazzi e este o vendeu ao João Recalcatti Sobrinho, do Pinheiro Baixo. este tinha a placa "Capnzal - SC - 157072", amarela!

          Apenas em 1976, quando eu terminei minha faculdade em União da Vitória, nossa família conseguiu ter seu primeiro carro, um Fusca 1300L azul, placas OK 0440. Agora, está em Capinzal, com a placa LXL 1115. Ao final da década de 1960 já havia muitos fuscas na cidade, uns poucos  Gordini (Família Rosalém, Barra do Leão, um bordô e Olímpio (Vitório) Viecelli um marronzinho, que depois passou às mãos do Waldemar Matté, acho). Começaram a chegar os "Corcel" e os 'Opala". A  Volkswagen lançou um fusca Sedã. O Helmuth Hachmann tinha um, maronzinho. Pois de lá para cá, quase 50 anos depois, falta lugar para por tanto carro!



         Hoje, para passar de uma cidade para outra, de Ouro para Capinzal e vice-versa, de carro, entre 7,30 e 8,00 horas, entre 12,20 e 13,20, e entre 17,30 e 19,00 horas, é um transtorno. A ponte Irineu Borhnausen não dá mais conta. Ainda bem que está sendo construido o contorno viário que ligará a Rodovia Ouro/Jaborá, em Ouro, na comunidade de Caravággio, à mesma, em Capinzal, perto da BRF.

          Faço o presente registro porque julgo importante relatar fatos para a História. E para reiterar que andar a pé, caminhar, além de nos proporcionar atividade física, pode nos ajudar a economizar e a poluir menos o ar. Enquanto isso, governos e mais governos sempre pensando em incentivar o consumo de carros novos, para povoarem nossas ruas estreitas. Enquanto isso, vou exercitando meu saudosismo. Como era bom o tempo em que...

Euclides Riquetti
12-05-2017



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