quinta-feira, 11 de maio de 2017

Godofredo Thaler e seu Legado

Texto que publiquei em 14-11-2012



          Soubemos, agora há pouco, da perda de Godofredo Thaler, escultor de Treze Tílias, terra da escultura catarinense. Conheci o Godofredo quando estive na casa dele, em 1978, juntamente com o Anibal Formighieri, marido da Vitória Brancher, (meus compadres), para realizar a encomenda de uma escultura em cedro, de Jesus Cristo Crucificado. O Cristo destinava-se à Capela de Santa Catarina, do então Distrito de Zortéa, que mais tarde passou a ser Município.  Estava em sua nova casa, localizada à entrada da cidade, lado esquerdo da Rodovia, construída nos padrões de arquitetura austríacos, características daquela cidade, cujos moradores, em sua maioria, são originários do Tirol.

          Thaler nos recebeu com sua maneira simples, um verdadeiro gentleman, modos e personalidade moldados à arte. Conversamos muito antes de irmos ao assunto que nos levara até ele. Contou-nos que no início da década de 1970 fizera uma escultura do mesmo Cristo para a Capela Dom Bosco, do Congresso Nacional,  em Brasília. Ganhara um bom dinheiro, suficiente para comprar um Chevrolet Opala, zero quilômetro,  o sonho de consumo da época, carro de mais de 40 mil dólares. E ainda grana que lhe possibilitou ficar um ano na Europa, passeando, centrado no Tirol, mas com incursões para os países europeus. Também nos relatou que esculpira o Cristo da Catedral Santa Terezinha, de Joaçaba, igualmente  majestoso. E muitos outros.

          Falamos de orçamento e ele aceitou que lhe enviássemos um cedro de bom tamanho, para que fizesse nosso Cristo Esculpido, reduzindo o valor, cobrando apenas seu trabalho. O Cristo ficou maravilhosamente colocado atrás do altar da Capela de Zortéa. Numa época, pintaram a escultura, mas o vigário da Paróquia fez com que o lixassem e restabelecessem sua cor de madeira natural.

          Lamentamos, profundamente, a partida de Godofredo Thaler, o principal representante da escultura catarinense. E, através do Andrezinho Thaler, nosso amigo, queremos expressar nossas sentidas condolências à família. Que Deus o receba em sua Glória Eterna e que ele possa continuar, lá, esculpindo anjos no céu.
        

Euclides Riquetti
14-11-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!