sábado, 1 de julho de 2017

A importância ignorada do turismo em nossa cidade (Joaçaba)



Resultado de imagem para fotos joaçaba sc



A importância ignorada do turismo em nossa cidade
         O turismo contribui com aproximadamente 10% da movimentação econômica  mundial, com mais de 1 trilhão de dólares ao ano.  No Brasil, provavelmente com 3,6%, de nosso PIB, o turismo gera ocupação, direta ou indiretamente, para mais de 10 milhões de pessoas. É uma atividade que tem forte apelo ambiental sustentável, se for explorada com organização, consciência e responsabilidade.
       Aqui em Joaçaba, ele pouco representa em termos de faturamento com a cultura, o lazer e entretenimento.  No entanto, somos beneficiados pelos que procuram nossa cidade para o estudo e os serviços de saúde. São estas duas atividades que têm feito com que nosso PIB per capita nos faça ficar um pouco acima do de Capinzal, sujeitos a sermos, em breve, passados por ele. Houve também uma desatenção no setor industrial e no de agropecuária no presente milênio. Em termos de agropecuária, principalmente, fomos para trás consideravelmente. No turismo, não saímos do chão.
       No último fim de semana, estivemos em Bituruna, no Jardim Botânico Faxinal do Céu (município de Pinhão) e União da Vitória, no sul do Paraná;  e em Porto União, no norte catarinense. Temos em execução um projeto de intercâmbio cultural e turístico com Bituruna, dada nossa amizade com o prefeito Claudinei Castilhos e seu vice, Rodrigo Marcante, bem como com os empresários, proprietários da Bitur Turismo,  Rosane e Jairo Ravanello, este  presidente do Conselho de Turismo daquela cidade.  Eles todos,  mais  o Presidente da Câmara de Vereadores, João Nhoatto, lideram um movimento de desenvolvimento do turismo em Bituruna, a terra paranaense do vinho.
       Além da parceria com as autoridades, temos vínculos já consolidados com o Hotel Grezelle, o Restaurante Beponi e o Empório e Restaurante Sabor Italiano. Ainda, com as vinícolas Bertoletti, Dalmont, Di Santi e Samber. Temos acesso franco ao Jardim Botânico Faxinal do Céu, em Pinhão, uma das maiores maravilhas da América do Sul; também com o Restaurante X Burguer, em Uniião da Vitória, e com a Destilaria Steinhaeger Doble W, de Porto União. Na Doble W, fomos recebidos pelo ex-Prefeito Anísio de Souza  e pelos seus familiares.
       Em nossa quarta missão para lá, tivemos a companhia de Jucelino Ferraz, Vice-prefeito de Joaçaba, bem como da Jéssica da Silva, assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento. O Hotel Joaçaba e o Hotel Maichel, de Erval Velho, estiveram representados pelo Maicon Piovesan e a Caroline Bazzi.  Ferraz está combinando com aquela cidade sua participação nos eventos do Centenário de Joaçaba.
       Na ocasião, pudemos constar a importância que Bituruna está dando ao setor de turismo, melhorando sua estrutura receptiva e a realização de eventos de  promoção  de seus vinhos, produzidos tanto com uvas europeias como americanas. Na viagem, trocamos muitas ideias com o Vice-prefeito Jucelino Ferraz sobre nossa economia e nosso turismo. Estamos dispostos a ajudar com a experiência de termos liderado, por um bom tempo, o Nitur, Núcleo Intermunicipal de Turismo, que abrangia as cidades de Ouro, Capinzal, Zortéa, Lacerdópolis e o distrito de Barra do Leão.
Euclides Riquetti – Escritor - Membro da ALB/SC

Meu artigo no Jornal Cidadela, de Joaçaba - SC, em 30-06-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!