segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O mais importante legado dos 100 anos de Joaçaba



Resultado de imagem para imagens 100 anos de joaçaba livro




       Acompanhei, aos meus 14 anos, pelas emissoras de rádio e jornais, os festejos do Cinquentenário de Joaçaba, em 1967. À época, vir a esta cidade, por estradas de terra, era muito difícil; a ligação entre Capinzal-Ouro, onde vivi minha infância e adolescência, e Joaçaba pior ainda. Mas tínhamos a possibilidade de virmos de trem, que de 1910 até meados da década de 1970 era nosso melhor meio de locomoção.
       Na década de 1970, Joaçaba passou a contar com a BR 282, que cortava o município de Leste a Oeste; e a SC 303, de Norte a Sul, ambas asfaltadas, verdadeiras obras de arte que serpenteavam nos campos e vales. O trem, que por quase oito décadas conduziu nosso transporte e nossa História, acabou desativado, restam-nos os trilhos de ferro e os dormentes de madeira que ainda resistem no tempo, no outro lado do Rio do Peixe, no Herval.
       Daquelas festividades, restam-me a lembrança dos shows com cantores renomados da música popular brasileira, as exposições e feiras, os acontecimentos políticos. Tudo forma, em minha cabeça, um legado de História, com o tempero das saudades...
       Agora, uma programação modesta em termos de investimentos financeiros, shows com uma dupla de expressão nacional, Marcos e Belutti;  e uma gaúcha, Osvaldir e Carlos Magrão. Melhor que tivemos expressiva participação de artistas locais, que devem ser valorizados. Mas que devem lutar, grandemente, para que tenham seu próprio espaço, e isso depende mais deles mesmos do que do Poder Público. A construção do sucesso se origina no talento, no esforço, e no desejo de vencer!
       A maior expectativa, certamente, vinha com o desejo de sabermos o que a família Bilibio nos reservava: a abertura de um envelope, a cápsula do tempo, que seu patriarca  nos deixou há 50 anos. Fiquei honrado em poder estar presente no Teadtro Alfredo Sigwalt quando da abertura e tomar conhecimento do que continha: flâmulas alusivas ao cinquentenário e documentos históricos, a partir de registros e de um jornal. Tudo de um valor muito significativo para quem gosta de viver a História e de sentir as emoções sob o prisma poético.
       Mas, o que vai ficar de concreto de tudo isso? De que nós e nossos descendentes iremos lembrar no futuro? O que guardaremos de bem palpável? E a resposta eu tenho pronta: O álbum do Centenário do Município de Joaçaba, organizado por Rogério Augusto Bilibio, Antônio Diomário de Queiros, Antônio Catlos Pereira, o Bolinha, Jucelino Ferraz e Cleacir Lirio Ferraz. Uma obra magnífica, que foi idealizada por sonhadores engajados e apoiada pela Unoesc. Estou deliciando-me com a leitura do livro do cinquentenário, como tem sido chamado. A história de Limeira, Cruzeiro, Joaçaba, precisa ser lida e relida muitas vezes para sem bem entendida. O livro é um primor e nos possibilita compreender todas as fases históricas,  o contexto geográfico e a dimensão cartográfica de um território expressivamente dinâmico. E a nova cápsula do tempo, um caixa de madeira,  que a família Bilibio vai abrir daqui a 50 anos!
       E, reconheçamos que a liderança, a dedicação e o entusiasmo do Bolinha Pereira na coordenação das festividades foram primorosos. Parabéns, amigo, Joaçaba lhe deve muito respeito!

Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ALB/SC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!