segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Corrupção no Planalto




Resultado de imagem para imagens corrupção politica brasil


Corrupção no Planalto: mais uma nova novela que se inicia
       O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebeu a segunda denúncia contra o Presidente Michel Temer, a qual, diferentemente da primeira, também envolve os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, Secretário Geral da Presidência. E, já na segunda-feira, 25, foi ter com a Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, sobre os encaminhamentos da questão no âmbito da Câmara.
      A denúncia, chegaram à conclusão, não pode ter sua votação fatiada, uma vez que os três políticos são denunciados pela Procuradoria Geral da República por formação de organização criminosa. Se o crime é cometido em grupo, em grupo precisa ser julgado. Foi por terra a vontade da defesa de Michel Temer em reivindicar que os casos fossem analisados separadamente.
       O mais incrível na história, que já é hábito e não nos causa nenhuma surpresa, é que, tão logo a denúncia chegou à Câmara, o discurso do Planalto passou a ser de que as coisas estão melhorando em nossa economia, que já houve uma sobre de 12,8 bilhões de reais, e o Governo já passou, como da vez anterior, num passe de mágica, a liberar emendas parlamentares. Fala-se em mais de 60 bilhões. E volta com o velho argumento de que as emendas parlamentares ao orçamento são impositivas e que precisam ser liberadas. Ora, se o Governo fosse sério, estaria liberando as verbas paulatinamente, não em solavancos, permitindo que a Caixa Econômica Federal e os municípios contemplados pudessem realizar os ritos para a celebração dos contratos, que comumente se chamam convênios, para que a execução das obras pudessem  ir acontecendo, melhorando a atividade econômica e a geração de empregos.
       Agora, com a necessidade de apreciação da nova denúncia pela Câmara, todas as outras questões, como a reforma previdenciária, por exemplo, passam a ficar em segundo plano, nada mais se resolvendo neste ano e, muito pior, em 2018, ano de eleições. Parlamentares não querem, em nenhuma hipótese, angariar mais desgaste ainda perante seus eleitores. E, cá entre nós, convenhamos, o Governo, lendo-se Ministério da Previdência Social,  precisa, primeiro, cobrar seus grandes devedores, o que inclui grandes empresas, clubes de futebol e bancos. E, ainda, propor a limitação de um teto nas aposentadorias do serviço público, não apenas cortar na carne do trabalhador regido pela CLT.
      A nova novela vai nos mostrar ainda mais as negociatas e a podridão de Brasília, que infesta nosso País. Os seus capítulos, previsíveis, vão aparecer nos noticiários da televisão, alguns ainda acompanham isso e, a maioria, não aguenta mais tanta notícia chata e ruim.
Euclides Riquetti – Escritor – membro da ALB/SC

Publicado no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC - 06-10-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!