segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Canasveiras - meu recanto preferido!



Resultado de imagem para fotos ressaca canasvieiras 2017


         Canavieiras é meu recanto de lazer preferido. Frequento há pelo menos duas décadas, algumas vezes por ano. Na semana passada, estivemos por lá. É uma praia da Ilha de Santa Catarina, nossa ilha da magia, Florianópolis, que chamam de Floripa, a capital do estado de Santa Catarina. Canasvieiras é considerada a "praia dos argentinos", uma vez que é habitada e frequentada por  milhares de hermanos em todas as épocas do ano, com alta temporada de dezembro a fevereiro.

          A praia de Canasvieiras é uma extensa faixa de areia. Levo entre 50 e 55 minutos para ir caminhando da Ponta da Pedra, ao Sul, até um mangue da Cachpeira do Bom Jesus, ao norte, o que me faz estimar que a extensão seja de 5 Km. Costumo caminhar, em passo acelerado, uma hora e meia, diariamente. Ou correr entre 50 e 60 minutos e caminhar o tempo suficiente para completar um mínimo de uma hora de movimentação.

          Nos seis dias que ali ficamos, no início deste mês, verificamos que uma ressaca ocorrida recentemente causou muitos estragos, principalmente nas construções que invadiram, indevidamente, a faixa de areia. Os que as construíram, esquecem-se de que o mar sempre volta para buscar o que é dele...

          Os barracos mais próximos do mar tiveram seus deques  destruídos. Árvores portentosas foram arrancadas pela fúria as águas, restando suas raízes expostas. Cercas de contenção, construídas com roletes de eucalipto, foram arrancadas e levadas embora. Pescadores esforçam-se para recompor a paisagem, dizem que a praia "é de todos". Procurei ajudar um pessoal que estava reconstruindo uma contenção ao lado de um barraco que se localiza a uns 200 metros do trapiche de onde partem os barcos piratas, levando os turistas para passeios até um forte, o continente e uma ilhota. Incentivei outros  fazerem o mesmo que eu. Uma empresa está reassentando postes de iluminação pública, mas as ações do Poder Público para recuperar os estragos têm sido tímidas.

          Mesmo com as avarias, Canasvieiras continua linda e inspiradora. ´Quando passou alguns dias ali eu componho poemas, deixando min ha imaginação navegar sobre as ondas em busca do c´´eu azul, enquanto contemplo as escunas que vão voltam com seus passageiros alegres e cantantes!

Euclides Riquetti
09-10-2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!