sexta-feira, 6 de abril de 2018

Ouro comemora 55 anos de emancipação

       Resultado de imagem para imagens ouro sc



          O município de Ouro comemora, neste sábado, dia 07 de abril, seus 55 anos de emancipação política e administrativa. Foi desmembrado de Capinzal, pela Lei Estadual número 870. Embora os documentos dos  pleitos de separação fossem apresentados ao final de dezembro de 1962, apenas em 23 de janeiro houve a aprovação pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

          Vereadores dos distritos de Barra Fria e Dois Irmãos faziam parte do Legislativo de Capinzal e, para votarem favoravelmente à emancipação do então distrito de Ouro, negociaram a futura emancipação destes, o que ocorreu no mesmo ano, 1963, sendo instalados no dia 11 de novembro daquele ano, com os nomes de Lacerdópolis e Presidente Castello Branco, respectivamente.

          Os primeiros meses da nova administração tiveram Nelson de Souza Infeld como prefeito interino. Era advogado e hoje é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Tem residência em Três Porteiras, numa fazenda de sua propriedade, em Zortéa, onde guarda um verdadeiro sítio ecológico.

         Luiz Gonzaga Bonissoni foi o primeiro prefeito eleito, sendo sucedido por Ivo Luiz Bazzo (duas vezes, uma com Saul Parisoto e outra com Sérgio Riquetti de vice); Adauto Francisco Colombo (com Juventino Baretta de vice); Domingos Antônio Boff (duas vezes, sendo uma com Lúcido Vitorazzi e outra com Carmelino Nora como vice); Euclides Celito Riquetti (com Nadir Zanini como vice); Sérgio Durigon (duas vezes, com José Camilo Pastore como vice); Nézio Modena (interino, Presidente da Câmara de Vereadores);José Camilo Pastore (com Nadir Nardi como vice); Neri Luiz Miqueloto (duas vezes, sendo uma a atual, a primeira tendo Danilo Deitos como vice e a atual com José Camilo Pastore como vice) ); e Vitor João Faccin (com Sônia Durigon como vice). 

       Ouro tem uma população com bom nível cultural e intelectual, boa educação, bom serviço de saúde, economia assentada principalmente na atividade agropecuária, mas a renda per capita populacional carece de ser  melhorada. Não vejo como isso possa acontecer em curto prazo, mas (isso) poderia efetivar-se, gradativamente, com uma conjugação de esforços robusta e bem articulada, que também considero difícil de acontecer.

          Parabenizo meus amigos ourenses, agradeço por me terem dado a oportunidade de ter sido Prefeito Municipal de 1989 a 1992, e desejo êxito a todos em seus projetos pessoais e coletivos.

Euclides Riquetti
06-04-2018

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!