terça-feira, 3 de abril de 2018

Eu... e meu ócio!





Procuro um sócio  ( Ou seria uma sócia??...)
Para com ele dividir
Meu ócio...

Pode ser um sócio preguiça
Sem ideal, sem cobiça...

Um sócio sem dinheiro
Mas que seja bom companheiro.
Que goste de prosa
Que traga conversa prazerosa
Pra jogar fora
Pra terminar não ter hora...

Quero um amigo bom de papo
E que,  por acaso
Seja contador de casos...

Mas, se falar demais, boto-lhe esparadrapo!

Que traga uma erva
Da conserva
Para sorver um mate...
E que, destarte
Entro com a cuia e a chaleira
A bomba reluzente
E a água quente
Para na tarde fagueira
Tenho quase que por certo
Escrever um verso!

Mas se o sócio for uma sócia
Melhor ainda!
Sempre é bem vinda!

Foi domingo, depois Natal
Mais domingo
Ano novo
E, bem ou mal,
Domingo de novo!

Ócio, delicioso ócio
Nada de fazer negócio
Nada de concreto
Nem de abstrato
Nada de assinar contrato.

Apenas escolher um tema
E compor um poema!

Euclides Riquetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!