sábado, 27 de março de 2021

Primo Vilson "Pasqualim" Riquetti - e outros amigos: minha homenagem

 


       Não bastasse termos perdido três primos em poucas semanas, a que está findando nos trouxe notícias muito desagradáveis em relação à perda de amigos e conhecidos. 

       Perdemos a amiga Irene Cadore, que foi minha colega de aula no Mater Dolorum e colega de meu irmão Hiroito (Piro), no Banco BESC, em Ouro, por quase 3 décadas. Irene era uma pessoa muito querida por todos os que a conheceram e por seu imenso rol de amizades cultivados. A família Cadore é muito tradicional e bem quista naquela cidade, e ela tinha características de pessoa simples, de bom trato, a gentileza faria parte de sua maneira de ser. Estava acometida de doença há muito tempo e veio a falecer. 

       Na tarde da sexta-feira, 27, fui surpreendido pelo falecimento de meu primo Vilson Riquetti, conhecido como Pasqualim, em razão da descendência de Paschoal Richetti, nosso bisavô. Vilson, neto de Frederico, filho de Vitale, todos in memorian. Há duas semanas perdeu o irmão mais velho, Sérgio "Van Johnson Riquetti, o Riquetti da Churrascaria, empresário empreendedor em Capinzal. Vilson foi casado com Clair Zanini, e tiveram os filhos Taione (Richetti Masson) e Maichel. 

       O primo Pasqualim sempre foi um moço vigoroso, zagueirão do Esporte Clube São José, de Linha Bonita, e depois do E.C. Juventude, de Pinheiro Alto, as comunidades em que residiu antes de ir morar na cidade, no bairro Parque e jardim Ouro. Conversei com ele no início de março do ano passado, poucos dias antes da chegada da pandemia, quando fui entregar-lhe o convite para o lançamento de meu segundo livro de crînicas, o "Crônicas dos Antigos Distritos de Rio Capinzal e Abelardo Luz/Ouro", que seria no dia 18 de março de 2020, cujo lançamento foi cancelado, em Capinzal.

       Além de ele me chamar de "Zico", que é a maneira como os Riquetti da churrascaria chamam seus amigos, sempre me chamava de "guri" ou "piá", da mesma forma que chamava os outros. Em minha campanha para prefeito municipal de Ouro, em 1988, revelou sua esperteza política, ajudando-me à vitória consagradora. Na comunidade de Pinheiro Alto, falou-me ele, ia passar a imagem de que era contra a minha eleição, que não votaria em mim. Então, sabendo que numa família havia cinco eleitores e a preferência deles era para o candidato do outro partido, foi lá e fez uma aposta com o chefe da casa:

       Jogou que eu perderia a eleição por uma determinada margem de votos, uns 200 votos. E jogou um churrasco de 5 Kg! Então, as pessoas, para não perderem o churrasco, segundo o raciocínio dele, votaaruam em mim. Ele perderia o churrasco, os outros votariam em mim, e eu me elegeria, como assim aconteceu. Aí ele veio e falou-me: Fiz de conta que eu era contra você. Perdi um churrasco e inverti 5 votos. Foram cinco a mais para você e cinco a menos para os outros! Rimos muito, comemoramos a minha eleição e sempre fomos grandes amigos, além de primos.[

       Há duas semanas, quando eu falava com o amigo e ex-Prefeito Sérgio Durigon, ao fone, ele me relatava que o Sérgio Riquetti  estava muito mal, e que o Vilson acabara de sair da casa dele (do Durigon), onde fora podar uma palmeira. O Vilson falou que nçao estava bem, que iria para casa descansar e ainda brincou: "Acho que estou com a Covid"! Infelizmente estava, e perdemos mais um primo.

       Aqui em Joaçaba, a notícia que abalou os meios sociais, culturais e educacionais foi a morte do Leocir Bussacro, 61 anos, que trabalhava há 18 anos na Biblioteca da UNOESC. Bussacro dseenvolveu muitas atividades em toida a sua vida e era muito conhecido por comandar, por um bom tempo, um programa em italiano, na Rádio Sociedade Catarinense. Lembro-me bem que ele fazia o comercial da Farmácia Substância e dizia: "Li onde stá la piú bela pianta ddel mondo"!, referindo-se a uma árvore que se situava em frente àquele estabelecimento comercial. Bussacro era originário do território do antigo Rio Capinzal, onde hoje se localiza o município de Lacerdópólis. 

       Lamentavelmente, continuamos a perder vidas para a terrível doença ou mesmo por comorbidades convencionais.  Cuidar-se, seguir as orientações das autoridades sanitárias e esperar que venham as vacinas para todos. 

Nossas mais sentidas condolências aos familiares da Irene Cadore, do Vilson Riquetti e do Leocir Bussacro.

Joaaçaba, sc, 27 de março de 2021. 



 



 

       

3 comentários:

  1. Leodilene Aparecida Bussacroquarta-feira, março 31, 2021

    Valeu pela homenagem!
    Graande mano Leocir Antônio Bussacro uma pessoa fantástica,deixou um lindo legado e muitas lembranças maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  2. Leodilene Aparecida Bussacroquarta-feira, março 31, 2021

    Valeu pela homenagem!
    Graande mano Leocir Antônio Bussacro uma pessoa fantástica,deixou um lindo legado e muitas lembranças maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  3. Leodilene Aparecida Bussacroquarta-feira, março 31, 2021

    Valeu pela homenagem
    Graande mano Leocir Antônio Bussacro,deixou seus ensinamentos e muitas lembranças maravilhosas!!!

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!