terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Homenagem a Laurindo Possamai - mais um amigo que parte!

   

Possamai com a família, ele sendo afagado pelo filho Giovani.

       A comunidade ourense e capizalense sentiu muito neste início de semana, pela perda de Laurindo Possamai, 77 anos, uma liderança comunitária respeitada e muito ativa do Bairro Parque e Jardim Ouro, em Ouro. Possamai deixa a esposa Iracilda (Tessaro), os filhos Jean Carlos, Giovani, Ana, Camila, mais três netos e um bisneto. Segundo os familiares, o mesmo vinha sofrendo de doença grave e não resistiu.

       O Possamai, como era conhecido, morava na Rua Sete de Abril, no Bairro Parque e Jardim Ouro. Foi agricultor e construtor civil, dominando os serviços de pedreiro e carpinteiro. Nos últimos anos, vinha trabalhando junto com o filho Giovani, proprietário de "A Máquina do Som", uma empresa que presta serviços de sonorização de ambientes para festas, mesmo para grande público em locais abertos, como ruas parques  e praças. Sempre fui muito afinado como "Maestro Giovani", o qual sonorizou o evento de lançamento de meu primeiro livro de crônicas e de meu título de cidadão honorário ouresnse. O Laurindo sempre deu soporte ao filho, faziam uma parceria formidável.

      Possamai sempre foi zeloso com tudo o que fazia, tinha grande disposição em lidar alegremente com toda a família, e, depois dos 70, a alegria de conviver com os netos. Em sua comunidade, foi um dos principais líderes para a construção da Capela de São João Batista,em parceria com Erni e Flávio Tomé, Sérgio Durigon, Sérgio Bonamigo, Vitor Savaris e familiares, Carlos Brandini, Sílvio Scalsavara, Guiomedes Proner e outros. Deu muitos de seus dias de trabalho e sua energia pessoal em favor de seu bairro e de sua capela. 

       Uma vez, há quase que duas décadas, disse-lhe que a capela ficaria muito melhor se tivesse um sino. Um sino de bronze que pudesse anunciar as missas e os cultos. Pois, logo em seguida, ele e seus amigos iniciaram uma campanha de doações e promoções e a capela pode adquirir seu sino. 

       Ontem, eu estava em Ouro e vi a movimentação de um cortejo que saía da Capela em direção à Rodovia e me informaram que era o funeral de Laurindo Possamai. Dispensei outros compromissos e segui até a comunidade de Santa Bárbara, na divisa de Lacerdópolis e Ouro, onde ele foi sepultado. Ali, cerca de 60 pessoas se despediram dele. Fiz questão de dirigir a palavra aos presentes, relatando sobre a nossa amizade e o seu sorriso permanente em seu rosto. Impossível que alguém, algum dia o tivesse visto triste ou reclamando das coisas. Era uma pesssoa bondosa, generosa e de ação. Deixou bons exemplos aos descendentes e a todos os que conviveram com ele. Guardo comigo ótimas lçembranças dele e fico agradecido a Deus por me ter colocado lá, naquele momento, e poder estar perto de seus familiares na hora da triste despedida.

       Pessoas como ele mereecem e terão a felicidade eterna!

Carinhosamente,

Euclides Riquetti e Família

14-12-2021

 

        

Um comentário:

  1. Meu grande amigo Euclides. Meu professor. Nao tenho como agradecer por tantas coisas boas proporcionadas ao longo dos anos com sua amizade. Pessoas boas sempre serao lembradas permanecerão em nossas mentes. Gratiďão pelas palavras dirigidas em homenagem ao nosso Papai Laurindo Possamai. Nada melhor para acalmar nossa alma com palavras e enumeros amigos presentes na despedida . Nossa familia agradece a todos pelo carinho recebido e do nada chega em nosso lado este fantastico poeta Euclides Celito Riquetti dirigindo mais umas lindas lembranças realizadas pelo papai. Gratidão Gratidão Gratidão.
    Ass
    Giovani Possamai

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!