quinta-feira, 7 de abril de 2022

A despedida de Antônio Thomé Lunelli

 



                                                     Thomé e sua qeurida esposa "Morena"

       Faleceu ontem, no Hospital Universitário Santa Terezinha, o HUST, aqui em Joaçaba, Antônio Thomé Lunelli, aposentado e morador de Joaçaba. Com importante atuação na aniga Perdigão Agroindustrial, de Capinzal, onde fou Supervisor Geral, conheci-o quando ele morava por lá e casou-se com a "Morena", Hilda Hassmann, enfermeira e depois funcionária da Farmácia São Pedro. Ela trabalhara em hospital  e foi contratada para cuidar do amigo Gomercindo Andrioni, que sofrera um acidente em Ouro, na década de 1980. Pelos bons serviços, acabou continuando seu trabalho na "Farmácia do Gomercindo!. O casal teve os filhos Antônio Thomé Júnior, Ana Cristina e Ana Cláudia. 

       O Thomé, como era conhecido, tinha função de relevância na planta industrial e no fomento da Perdigão. Uma pessoa simples e reservada, conquistou uma legião de amigos em Capinzal, Ouro, e depois em Joaçaba. Meus  primeiros contatos com ele aconteceram quando fui Secretário da Administração em Ouro e organizávamos a Festa do Colono. Posteriormente, esteve em minha casa para solicitar minha colaboração com a empresa, no sentido de traduzir um material produzido pela Universidade de Oxford, versando sobre "The Pale Bird Syndrome" (in chicks).

       Fiz a tradução, trabalhosa,com uma linguagem altamente técnica e fora do padrão convencional. A Síndrome das Aves Pálidas era uma doença que acometia os frangos criados em aviários, não se tinha ao certo o que a causava. Estudos da Oxford indicavam que algumas experiências deram resultado positivo para resolver o problema. Lembro que uma das providências foi a utilização de camas de aviário desprovidas de resinas, ou seja, maravalha branca, obtida a partir da madeira do pinheiro araucária ou mesmo do pinus eliótis. Nos Estados Unidos, utilizaram palha de de trigo triturada. Além disso, escolha de alimentação baseada em rações a partir de milho. Solicitou-me que fizesse preço e eu disse que não queria nada, pois havia dois fatores a contar: a amizade com ele a proximidade com diretores e proprietárioos da Perdigão. 

       Na manhã de hoje, estive na Funerária frei Bruno para a derradeira despedida, pois seria sepultado após às 11 horas no Hospital Frei Edgar, em Jopaçaba. Lá manifestei minha solidariedade à esposa, conheci os familiares dele e reencontrei cunhados e sobrinhos. Algumas pessoas com quem tive relações de amizade e de trabalho no magistério e amigos meus que foram colegas de trabalho dele. 

        Pela sua maneira de ser, deixou um legado importante, muitos amigos, irmãos, bons exemplos a serem seguidos. Bom marido e pai, vai deixar muitas boas lembranças a todos os que o conheceram, em especial a seus queridos familiares. Recentemente, perdeu seu sobrinho Sérgio Scarton, em Capinzal, quando esteve lá pela última vez. Vi-o pouco antes da pandemia, na rua, aqui em Joaçaba, quando conversamos pela última vez. 

       Todos fomos tomados de surpresa com sua partida, pois nem sabiam que ele estivesse passando por alguma enfermidade. Informaram-me os familiares que ele foi para Porto Alegre para os procedimentos de uma cirurgia e que, após realizada com êxito, foi acometido de infecção que lhe tirou a vida. 

       A todos os amigos e familiares, um fraterno abraço. O Thomé, certamente, ganhou um belo lugar no Paraíso, lugar para onde vão as pessoas de bem. 


Euclides Riquetti e Família. 

07-04-2022


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!