segunda-feira, 18 de julho de 2022

Ouro e Capinzal se despedem da professora Maria Dorini Tessaro

 



       Faleceu, nesta tarde, no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Capinzal, a professora aposentada Maria Dorini Tessaro. Era viúva do saudoso Zacarias Tessaro e mãe da Iara Mônica e Lilian Rose. Maria atuou, na maior parte de tempo de sua carreira, no Colégio de Educação Básica Prefeito Sílvio Santos, em Ouro.

       Conheço a querida Maria desde a minha adolescência, quando ela casou-se com o Zacarias Tessaro e veio morar uma quadra distante de nossa casa, em Ouro. Ali, ajudou a cuidar de seus sogros, Eugênio e Nela, como era conhecida. Trabalhou como professora na Sílvio Santos, onde fomos colegas durante duas décadas. Tivemos atuação junto numa equipe litúrgica em que auxiliávamos nas missas da Matriz São Paulo Apóstolo. O casal Zacarias e Maria eram nossos princjpais líderes e foram eles que me convidaram a participar. A partir disso, fomos parceiros em centenas de celebrações e dezenas de eventos, principalmente nas comemorações do nosso Padroeiro. Não há como desassociar a pessoa da Maria com a pessoa do Zacarias. Formavam um casal respeitoso e, por conseguinte respeitado.Tinham liderança natural, eram um ótimo exemplo para nossa Sociedade. 

       Do Zacarias, tenho as lembranças de quando ele jogava no Grêmio Esportivo São José. Ele era o 9, o seu irmão João o oito, e o Carlos Era da defesa. Uniforme todo branco, com detalhes em azul, jogavam no campo municipal, ali onde hoje se situa a Praça Pedro Lélis da Rocha. Depois, no estádio da Vila São José. Em 1984, quando tive uma fratura grave jogando futebol, eles vieram me visitar. Eu sentia fortes dores, falei a ele que durante a noite sofria muito e não conseguia dormir. Reclamei que me falaram que depois de 48 horas eu estaria bem e já tinham se passado uns 5 dias e as dores não dominuíam. Ele me disse: "Riquetti, não é bem assim. Os ossos vão fermentar para colarem entre si e nesse tempo vai doer muito. Não espere que suas dores passem antes de um mês". Fiquei contente com o que ele me disse, pois minha mente passou a raciocinou de outra forma e me pareceu que as dores diminuiíram e eu fui melhorando. Perdia a ansiedade, procurei ler muito, distrair-me e isso foi de grande valia. Foi o conselho mais sensato que alguém de meu em toda a minha vida. Ele me contou que sofrera muito com problemas na coluna e que, muitas vezes, para suportar, tinha que dormir no chão, na dureza do piso.Que fizera uma cirurgia e que levou um considerável tempo para poder recuperar-se. 

       E a Maria, com toda a sua bondade, sua simpatia, sua maneira de lidar com os alunos e os colegas no tempo em que trabalhamos como professores, me deixa com muitas saudades e me contendo para não chorar... Amigona de verdade, sempre com aua palavra amiga, seus conselhos sábios, seu apoio sincero e valioso. Maria e Zacarias, como o cravo e a rosa, como a mão e a luva! Ele foi embora muito cedo e ela ficou guiando sua família. 

       No âmbito cultural, o casal fazia parte do Grupo Pìccola Itàlia Dell ´Oro, ali da nossa cidade. Em quantos eventos estavam os dois lá e, depois, com a partida dele, ela ainda fazendo seu trabalho. Cantar era algo de que o casal muito gostava. A Maria catequista, quantas vezes passava pela ponte e ia para a Escola da Fé. A Maria Ministra da Eucaristia, que nos oferecia a hóstia sagrada. Quantas vezes atuou no Apostolado da Oração. Quantas vezes abriu aquele livro de cantos na Igreja. Quantas vezes nos distribuiu folhetos das missas. Quantas leituras e participação em celebrações de despedidas. E quantas vezes veio à nossa casa ou fomos à dela  para a realização de reuniões de nosso grupode círculo bíblico. Ah, Maria, quanto bem você fez para tanta gente!

       Tenho lembranças muito marcantes do casal. Uma vez fomos celebrar uma missa na TV Planalto, em Lages e eles me convidaram para comentarista. Ônibus cheio, a equipe reforçada e lá fomos nós, faceiros, pois o Prefeito Celso Farina nos indicou para a celebração. Ensaiamos na Matriz e o Celso me deu um cabo de vassoura e disse: "Treine com este, pois você precisa se acostumar com todo o tipo de microfone, pois não sabemos como será lá". Amigos inseparáveis de Maria e Zacarias eram o Luiz Pedro Scarton e a Eliza.Parecia que se entendiam apenas com um olhar. Realmente, eles eram muito amigos. 

       Os hábitos dela eram bem conhecidos: costumava ir a pé, quase todos os dias, de sua casa até seu sítio, localizado entre o Parque e Jardim Ouro e a AABB. Há uns quatro meses, eu ia indo para o Ouro e a encontrei, da mesma forma que, dezenas de vezes, quando eu passava por ela, eu gritei:"Maria!!!" Ela olhou-me direito, procurava identificar-me. Eu estava com máscara, tirei o boné e ela me reconheceu.  Parei, desci do carro e conversamos. Rimos muito, falamos de filhos, de netos, da vida saudosa. 

       Nos muitos anos em que trabalhamos como profeessores, nunca a vi ou ouvi queixar-se de alguma coisa. Experiente e boa professora, deve ter alfabetizado milhares de criançs e encaminhado-as para o bem. Agora, junta-se ao amado Zacarias, vão viver juntos a eternidade e colhendo os frutos do bem que semearam na vida terrena. Às filhas e ao neto, um abraço afetuoso 

Euclides Riquetti e família

18-07-2022


 

2 comentários:

  1. Bom dia, professor Euclides, bela homenagem para nossa adorável colega de trabalho e amiga do coração. Uma mulher linda em todos os sentidos. Um grande abraço para os familiares. Miriam Carmignan.

    ResponderExcluir
  2. Linda e verdadeira homenagem! Obrigada!
    Iara Mônica Tessaro

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!