quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Invasão, conflitos, protestos – o cenário que desafia o novo Governo

 



       Escrevi, recentemente, um texto intitulado “Isso não vai acabar bem?!” Coloquei exclamação e interrogação, e isso foi propositalmente. Ao mesmo tempo que eu queria afirmar, também queria provocar uma reflexão em quem lesse. Passa-se um mês e ali está: As sedes dos três poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas no último domingo. A ação depredatória é sempre condenável. Sobre o mérito de protestar ou não, aí fica na opinião de cada um. Mas., por diversas vezes, em meus escritos, registrei que quem perdesse a eleição para Presidente da República não iria conformar-se. E o resultado aí está.

       Lula tomou posse. Eu nunca duvidei de que isso iria acontecer. Bolsonaro perdeu a eleição. Isso era perfeitamente previsível, e ele mesmo sabia disso. Houve ativismo judicial, houve ativismo jornalístico e o tropeço do então Presidente em suas próprias palavras, pela sua total inabilidade em falar para o povo brasileiro. Falou para seus seguidores e deixou de alentar os brasileiros durante a pandemia. Entregou dinheiro a governadores e prefeitos tirando muitos estados e municípios da quebradeira. Não deixou a economia ir para o ralo, investiu alto na compra de vacinas e, em vez de ganhar votos, perdeu-os, por sua inabilidade em comunicar-se.

       Agora, depois de aumentar de 23 para 37 ministérios, Lula tem a obrigação de dirigir o Brasil em favor dos brasileiros. Político, tem tomado medidas que agradam seus seguidores e desagradam os outros. Quem chega ou volta ao centro do Poder, deixa de ser estilingue e vira vidraça. Assim sempre foi e assim sempre será.

      A invasão às sedes dos Poderes virou um tormento, tanto para quem está dentro como para quem está fora. A maneira como aconteceu, nos lembra de algumas invasões dos grupos liderados pela esquerda, em bens públicos, privados e propriedades rurais. Na presente, o grave foi a depredação, sempre condenável, os danos em obras de arte, vidros, equipamentos. Agora, a polícia precisa investigar, ver quem foi para protestar e ver quem foi para depredar. A punição precisa vir para quem deve. Protestar, de maneira pacífica, é um direito garantido aos brasileiros. Quando à liberdade de expressão, pessoalmente, condeno toda a forma desrespeitosa e caluniosa com que seres tratam outros seres. O ministro da Justiça Flávio Dino mostrou que é incapaz para o cargo, foi pior do que aquela ministra do Turismo que dizem ser protetora e protegida por milicianos. Ora, todo mundo sabia que isso iria acontecer, a ABIN vinha informando os órgãos de segurança e pouco se fez. Inoperância, prevaricação ou incompetência!

       Sim, isso não vai acabar bem. Pessoas com quem eu falo, me relatam coisas que estão muito longe do que é divulgado, coisas que estão acontecendo com a anuência ou decisão do TSE e que ainda poderão acontecer. Há até a possibilidade de que parlamentares eleitos, já diplomados, desafetos de alguns juízes, poderão perder seus cargos ainda antes de tomarem posse em Brasília, ou logo depois. Tomara que isso não venha a acontecer. As decisões do seu Presidente, Alexandre de Moraes, vão muito além da competência de um juiz. Para o bem de todos e a retomada da paz, é necessário que os ministros mais experientes e sensatos do STF indiquem a alguns deles, principalmente Barroso e Moraes, que eles precisam ter muito cuidado com o que fazem e o que dizem.

Perdas importantes: O mundo perdeu Pelé, o Rei do Futebol; o Papa Emérito Bento XVI, o meu Vasco perdeu o seu ídolo e maior artilheiro de sua história, o Roberto Dinamite. Jovens perderam a vida em acidentes ou assassinados. Mulheres perderam a vida ou sofreram violência física de seus companheiros e ex-companheiros brutamontes. Em nossa região, na madrugada da segunda-feira, faleceu, em São Paulo, onde estava hospitalizado, o empresário Benoni Viel, proprietário do Grupo Auto Elite, concessionário da Volkswagen em diversas importantes cidades catarinenses. A Auto Elite foi fundada em 1969, em Capinzal, por Benoni Viel, Armando Viecelli e Bridi. Deixou a esposa Sueli e os filhos Marcos, Maurício e Alexandre, que já são os responsáveis pelas filiais que mantêm em Santa Catarina.

Euclides Riquetti – Escrritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com


Publicado no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC

Em 13-01-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!