sexta-feira, 14 de abril de 2023

Parabéns, Vilmar, meu irmão. Feliz aniversário!

 



       Meu irmão Vilmar está de aniversário. Inteligente acima da média, vive em nossa terra natal, mora em Ouro, no sobrado da família. O Posto Esso, dos Irmãos Dambrós, é seu ponto de parada, de localização. Ali conversa com as pessoas, fala sobre televisão, rádio, história, figuras do passado. Sabe muito, quase tudo, sobre a família Kennedy, que fez um Presidente, John e outras autoridades políticas nos Estados Unidos da América. 

       Quando ele nasceu, fui eu que influenciei, aos meus nove anos, para que seu nome de batismo fosse Vilmar. Eu tinha um colega, o Vilmar Matté, e o Vasco da Gama, de Capinzal, ,minha paixão de infância, tinha um jovem ponteiro direito,  Edimar Lancini, filho de meu saudoso amigo Edgar. Convenci meus pais e meu irmão mais velho, o Ironi, de que o menino que nos chegara, em 14 de abril de 1962, pouco antes de nosso Brasil sagrar-se bicampeão mundial de futebol, se chamaria Vilmar. 

       Bebê, sofreu com uma doença muito grave para a época, o crupe. Doutor Jaime e Doutor Samuel, do Hospital Nossa Senhora das Dores, o salvaram. Estava lá, meu pai, Guerino, muito nervoso, Minha mãe, desesperada, chorava. Meu pai, muito religioso e cheio de fé, rogava por Nossa Senhora de Lourdes para que o salvasse. E as orações foram fortes, as preces de meu pai, minha mãe, e de outros familiares, foram ouvidas. 

       O Vilmar começou a trabalhar desde criança, era assim na época. Trabalhou de ajudante de um bar, depois como pacoteiro nas Casas Pernambucanas, em Capinzal. Adiante, trabalhou na Eletrônica Bebber, onde aprendeu muito em eletrônica, inclusive ajudava na manutenção da torre repetidora de televisão. Adiante,  foi técnico de manutenção e sonoplasta da Rádio Capinzal, tendo feito curso de manutenção de transmissor em Osasco, São Paulo. Trabalhou também na Prefeitura do Município de Ouro e, os problemas de saúde, o levaram à aposentadoria. 

       Quem o conhece, sabe de que aquele cara que hoje chamam de "Seu Vilmar", é um cidadão bem antenado em tudo o que acontece na sua cidade, do bem, e mantém-se atualizado sobre o que acontece em todo o mundo. 

       Na segunda, estiva lá na "casa da mãe" para felicitá-lo pelo aniversário, antecipadamente. Todas as vezes que vou para Ouro ou Capinzal, visito-o, deixando de fazê-lo com raras exceções.

       Ao Vilmar Riquetti, meu irmão, o carinho e o abraço meu e de meus familiares. Que Deus o proteja, guarde bem sua saúde e sua inteligência. E que possa viver ainda por muitos anos.


Euclides Riquetti

14-04-2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!