segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Ironi Spuldaro Missionário, Carismático - quem é?

 


 



De vez em quando, me chegam vídeos ou textos sobre os mais diversos assuntos que são trazidos pelo meu computador. Hoje, recebi uma matéria sobre o pregador católico e carismático Ironi Spuldaro, de Guarapuava - Paraná. Eu já conhecia sua história, estive com a mãe dele lá em Ouro, há menos de dois anos, quando do falecimento de Catarina Frank Pilatti, eesposa do Dionízio Pilatti, ali conhecido como Dionízio Capelão (por causa do chapéu que costuma usar). Ironi é filho de Ladires Frank Spuldaro e Ivo Spuldaro. Ladires foi praticamente minha irmã, pois fui criado pelos meus padrinhos, João Frank e Raquele Vitorazzi Frank, pais dela.

Quando nasceu minha irmã, em 09 de janeiro de 1954, Iradi Lourdes Riquetti Ghidini, que é casada com Luiz Fernando Ghidini, proprietários do Restaurante X Burguer, de União da Vitória - Paraná, eu tinha apenas 1 ano, um mês e 21 dias. Meus pais, Guerino Riquetti e Dorvalina Adélia Baretta, moravam em Leãozinho, então Distrido de Ouro, pertencendo à época ao Município de Capinzal. Meus pais tinham um filho, meu irmão, Ironi Vítor Riquetti, nascido em 11 de março de 1947, que nem tinha completado 6 anos ainda. E não tinham como cuidar do ironi, de mim, Euclides Celito, e de minha irmã, Iradi Lourdes. Então, bebê ainda, fui morar com meus padrinhos, que tinham os filhos Ladires (adiante mãe do Ironi Spuldaro, esposa de Ivo Spuldaro), Estefefano Neto, o Estefenito (adiante casado com Irlandina Biarzi), Aristides  (adiante casado com uma Zanol,  Catarina (adiante cadsada com Dionízio Pilatti) e Delcia (adiante casada com Aldérico Zanini). Eles eram todos solteiros, adolescentes e jovens, e eu era o bebê de quem eles cuidavam, a quem eles educavam, nos rígidos princípios morais e nas doutrinas na Igreja Católica Apostóilica Romana. 

Os anos foram passando, cada jum seguiu seu rumo. Além do saudoso Ironi, da mana Iradi, vieram o Hiroito, Vilmar e Edimar, Quando o Hiroito nasceu, em 06 de abril de 1956, eu morava com meus padrinhos, no Leãozinho. Uma vez me levaram para passar uns dias com meus pais, que estavam morando em Linha Bonita, Ouro, e lá descobri que eu tinha um irmãozinho, de poucos dias, o Hiroito Vital, que hoje mora em Capinza, é conhecido como Piro, marido da Marize e pai da Naiana laís Riqueti Gratt, casada com Éverton Gratt. Eu voltei amorar com meus pais, então já morando na cidade, em Ouro, apenas aos oito anos de idade, para começar aa frequentar o Primpario, no Colégio mater Dolorum. Fiquei em Capinzal até o início de 1072, quando saí para cursar a FAFI, em União da Vitória. 
Numa conta geral, só morei com minha família, meus pais, por 12 anos no total. Com 19 eu já morava em UInião da Vitória e cursava letras/Inglês na FAFI.Em 13 de dezembro de 1975 casei-me com a Miriam e tivemos nossos filhos e netos. Mas, voltando ao assunto introduzido, há de se registrar que o nome do Missionário Ironi Spuldaro, raro, por sinal, foi herdado de meu irmão, Ironi Vítor, falecido em 04 de maio de 1998, e que deixou a essposa Lurdes Maria (Andrioni) Riquetti e as filhas Graziela e Gabriela. Graziela hpoje é casada com Fabiano Lago e têm um filho, Pedro Miguel, moradores em Ouro. 

Descobri, recentemente, que o missionário Ironi Spuldaro, morador em Guarapuava e nascido m Chopinzinho, em 1966, tem muitos seguidores no Brasil, notadamente no Paraná. Em Joaçaba, Porto União da Vitória tem seguidores nas suas redes sociais. Ouvi vídeos por ele publicados, tem um currículo bastante qualificador e é respeitado pela sua postura como missionário e ser humano. 

Parabéns, Ironi!

Euclides Riquetti - 26-02-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!