segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Sucesso dos Atletas com Deficiência

          Já está mais do que comprovado. Pessoas que, por alguma razão, acabam portadores de algumas limitações físicas, podem, sim, competir em atividades esportivas. E também buscarem meios de subsistência e formarem organizações que defendam seus interesses. Um exemplo de suceeso, nesse campo, é o grupo que prticipa da ARAD - a Associação Regional de Atletas  Deficientes, sediada em Joaçaba, mas que atende também os de Herval D´Oeste.

          Participamos, no sábado, 13, do jantar promovido pela entidade junto ao Restaurante BS, no Campus II da Unoesc, em Joalaba. Fomos muito bem recebidos pelos paraatletas e seus familiares, que estavam liderando os trabalhos de venda de ingresso, portaria e trabalhando na estrutura geral. Conhecemos as modernas biclicletas de corrida e outros equipamentos, inclusive para crianças cadeirantes, que têm sua mobilidade facilitada.

          A ARAD foi fundada em 2006 pelos professores Adão Cézar de Oliveira e Fernando Orso Alves e, desde então, gradativamente, tem incluído atletas a participar de suas atividades. Os atletas treinam sob a supervisão de seus professores e são levados a participar de competições em nível estadual e nacional. Já na abertura do jantar,  o Fernando Orso apresentou uma mídia em que relatou as atividades e as conquistas dos atletas, a forma como trabalham e como é feito o convencimento para que pessoas que estão marginalizadas venham a participar, inclusive com êxito, das competições.

          Pessoas como o ex-maratonista José Luiz Campanholi, que teve um acidente e ficou paraplégico e agora participa de corridas de atletismo com bicicleta, Ademir Carlet, Daluan Cardemas, Aline Valmórbida, Aline Rocha, Janderson Gegê Martins, Evandro da Rosa, Nádia, que só saiu de casa aos 38 anos,  e Regina, esta ex-lutadora de judô que ficou com limitações devido a um AVC e agora lança discos e dardos, e outros ainda, estavam lá.

          Hoje podemos dizer que a dobradinha Fernando-Orso e Aline Rocha têm agregado muito em termos de envolvimento de mais pessoas e de divulgação do esporte. Aline, orientada  pelo namorado/treinador Fernando, foi medalha de Ouro na última São Silvestre, em São Paulo, e está selecionada pelo Circuito Loterais Caixa para, ontendo índices olímpicos que permitirão que ela venha a participar de Olimpíadas. Agora, a principal meta é a Campanha "A Vida Precisa de Movimento". A comunidade vai conhecer e deve apoiar a nobre e bela iniciativa da ARAD.

          Celulose Irani, Unoesc, Fundação Municipal de Esports de Joaçlaba e Laboratório Pasteur têm sido os principais parceiros dos atletas do esport adaptado. Para conhecer melhor a entidade, acesse o www.arad.esp.br e você vai conhecê-la melhor.

          Ter participado do jantar, muito gostoso e preparado com carinho, com outras 150 pessoas,  e ainda reencontrado alguns amigos, como meu ex-aluno Joceli Andrade, que é empresário em Herval D ´Oeste, foi muito gratificante.

          Parabéns, atletas e professores, pela coragem e luta. Sua bandeira merece ser hastada em todas as cidades!
         

Euclides Riquetti
15-04-2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!