O sonho da aposentadoria me perseguiu durante alguns anos. Como comecei a trabalhar muito cedo, em 2008 o sistema de informações do Estado de Santa Catarina indicava-me 41 anos de tempo de serviço, aos 55 anos. Aposentei-me!
Quando chegou a hora de usufruir de meus direitos, pensei: Vou aposentar-me e continuar trabalhando mais algum tempo. Parei de lecionar mas continuei trabalhando até o final de 2012. Projetei: "Vou descansar por um ano e depois volto a trabalhar até completar 65". Estava com 60 anos. O ano se passou e, embora surgissem pelo menos duas boas oportunidades de trabalho, decidi continuar "na boa". Não quero mais compromisso com horário de trabalho, não quero mais ter chefe, não quero mais ter nem subordinados. Quero viver minha vida, escolher o que devo ou não fazer, quando fazer, por que fazer. Quero liberdade. Liberdade, de fato, não tem preço! A minha, ao menos, não vendo por nada neste mundo.
Na noite desta quarta-feira, 19 h 30 min,, fui dar uma palestra no SESC, aqui em Joaçaba, convidado pela Coordenadora Liliana Demarchi, amiga da gente de longa data. Fui fazer meu trabalho com muita alegria. Havia alunos do CEJA com sua professora. O tema proposto era "Aposentei. E agora?
Foi uma ótima oportunidade de de falar com pessoas sobre as ocupações que se pode ter quando a gente se aposenta. Mesmo não tendo ocupação formal, as horas de meus dias são todas prenchidas com atividades. Nas tardes de segunda e quinta, sou aluno do SESC. Na tarde de quarta, estudo "pintura sobre tela", na Casa da Cultura Rogério Sganzerla. Pela manhã, faço caminhadas e corridas. Tenho um amigo, o Valdecir Piovesan, do Hotel Joaçaba, com quem caminho e troco ideias sobre negócios, política, saúde, cultura, costumes, turismo, etc. Participo de eventos, m(hoje mesmo participei do lançamento dos Jogos Abertos de Santa Catarina - JASC, que acontecerão em novembro aqui em Joaçaba, Herval e Luzerna, a que me referirei em post específico. Leio muito, escrevo muito... E penso mais ainda!
Não importa a idade, sempre há algumas coisas que você pode fazer. Aquela ideia de que você vai dormir muito quando se aposentar, vale por alguns dias. Depois você cria uma nova rotina e acaba sistematizado nela.
Mas, para chegar a uma aposentadoria tranquila, você precisa ter um bom planejamento. Cuidar de suas contribuições, chegar à maturidade não precisando de pagar aluguel, ter uma renda extra, pois a gente sabe que os valores, principalmente dos cobertos pelo INSS vão sendo diluídos com o tempo. Entendo que as pessoas, quando novas e cheias de energia, devem utilizar bem toda a sua força intelectual e física para se "organizarem" para o futuro. Cuidar bem da saúde, consumindo alimentação saudável, não se sujeitar a vícios, exercitar-se e outras coisas mais. Viver com alegria!
Fiquei muito contente em ter podido relatar sobre minhas experiências para os presentes. Também lhes li alguns poemas e uma de minhas crônicas do meu blog.
Um abração a todos!
Euclides Riquetti
27-08-2015
Olá Euclides! Bem interessante falar sobre esse novo ciclo na vida das pessoas. Naturalmente, para quem consegue chegar lá, com um pouco de disposição, "saúde", e um rendimento digno para conseguir usufruir desse momento com um mínimo de tranquilidade. Casa, comida, remédios e lazer. É possível sim, mas, se faz necessário muita disciplina durante o processo nas nossas escolhas. Abraço, miriancarmigna@gmail.com
ResponderExcluir