quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Parabéns, com muito mérito!

Reprise:
          À  meritocracia não tem sido dado o valor que se deveria dar, lamentavelmente. E, atualmente, há um aprimoramento (ou aparelhamento?...) sofisticado no ato de, legalmente, se compensar a incompetência, através de apadrinhamentos, para que alguns  possam ter acesso a cargos púlicos. Através dos chamados "Cargos de Confiança", muitas pessoas são alçadas ao Poder. Não ao trabalho, simplesmente, mas ao exercício do Poder...Para depois se tornarem cabos eleitorais. São contratados porque têm "cotas de votos".

          Diferente de tudo isso,  Legislação brasileira já garante espaços, muitíssimo justos, a pessoas portadoras de determinadas limitações ou deficiências. Estas estão sendo contratadas através de concursos públicos e também pelas empresas privadas. E, independentemente da Lei, empregar pessoas com limitações, além de um ato muito digno, também é indicativo de que as empresas estão preocupadas com o seu caráter social. Aqui em Joaçaba, a maioria dos supermercados já emprega jovens assim, que nos atendem muito bem e com surpreendente eficiência. Gosto muito de conversar com eles, tratando-os em igualdade aos demais. E eles se tornam meus leais amigos.

          O Brasil é uma dos países que segue muito bem as recomendações das convenções internacionais. Ratificou as Normas Internacionais da Convenção nº 159/83 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), e da Convenção Interramericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiências, a chamada "Convenção da Guatemala".

          A limitação física, mental, sensorial ou múltipla não poderá ser impeditiva de seu acesso ao trabalho e as Convenções, devidamente ratificadas e até regulamentadas por Decretos posteriores, visa a proteger pessoas que tenham dificuldade em fazer sua inserção social.           

          Recentemente, aconteceram aqui em Joaçaba os PARAJASC. Atletas com deficiências estiveram participando e surpreendendo os que viram suas atuações. Buscam superar suas limitações, tornam-se vencedores, pelos seus próprios méritos. Precisam continuar a serem aplaudidos e incentivados. Contemplados com bolsas e trabalho para que possam trabalhar, estudar e competir. Converso muito com eles e sei que eles querem apenas isso.

          A nós todos cabe apoiá-los, defendê-los e cobrar as autoridades que seus direitos ao trabalho, ao estudo e à mobilidade sejam garantidos!

Saudações muito especiais neste Fim de Ano a todos os que conquistam seu espeço pelos próprios méritos!

Euclides Riquetti
27-12-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!