sábado, 13 de fevereiro de 2016

Com todas as nossas culpas

Devolva-me, por favor, os meus poemas
Pague-os com juros e com correção
Principalmente aqueles cujos temas
Sejam minha alma e o seu coração!

Devolva-os embrulhados em papel azul
E, quem sabe, amarrados em fita rosa
Aqueles em que a imaginei lá no Sul
Entre as flores amarelas, bem formosa!

Devolva-me tudo o que a possa lembrar
De momentos bons e de infortúnios
Aqueles em que o poeta descreve o mar
Aqueles em que descreve nossos conluios!

Devolva-os grudados em galhos de roseira
Perfumados com os mais tenros odores
Para que a vida possa tornar-se alvissareira
E, de novo, se contemplar as flores!

Devolva-me o tempo que já foi perdido
E todas as estrelas que possa contar
O sol que brilhou e que perdeu o sentido
E toda a conjugação do verbo amar!

Devolva-me o sol, as estrelas, isso tudo
Todos os verbos, os adjetivos dos sonetos
As nefastas lembranças do outro entrudo
Meus versos solitários, os meus poemetos!

Devolva-me, com um pedido de perdão
E eu retribuirei com um pedido de desculpas
Faça por mim, ao menos uma doce oração
E eu fiarei com todas as nossas culpas!

Euclides Riquetti
13-02-2016









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!