quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Gambás eram consumidos em restaurante de Floripa

          A notícia que está pegando,  no momento,  é a de que o Restaurante Chalé do Camarão, localizado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foi  interditado pela Vigilância Sanitária da Capital Catarinense. Foi interditado porque os proprietários cometeram crime ambiental e irão ser responsabilizados por isso.

          No local foram encontrados dois exemplares já abatidos, temperados e congelados estavam na cozinha do restaurante, prontos para o consumo.  E dois outros, ainda vivos, guardados dentro de um freezer desligado. estes estavam bastante debilitados. A interdição ocorreu na quarta-feira, 10.
           As polícias civil e ambiental localizaram os gambás porque uma ex-funcionária do restaurante efetuou uma denúncia. O proprietário disse que eles eram para o consumo dos funcionários.  Ele foi levado à delegacia e deve ser enquadrado por haver cometido crime ambiental.

          Esse tipo de animal existe em vários lugares do mundo. Foi levado da América para a Europa logo após o descobrimento. Há várias espécies de gambás ou raposas, cuja pele é muito valiosa. Somente na região da Nova Zelândia estima-se que haja um população de 66 milhões deles. Na América do Norte também são abundantes.

          Engana-se quem pensa que sua carne seja ruim. É tido que, se abatidos, após serem retiradas das duas glândulas que exalam péssimos odores, a carne é muito saborosa, segundo os que a consomem. Parece carne de frango ou de coelho, uma aproximação de ambos.

         Ora, se há consumo de cobras, lagartos, ratos e cachorros, estes principalmente na China, há também quem consuma gambás ou raposas. Quer saber mais sobre o assunto? Pesquise!

Euclides Riquetti
11-02-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!