sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O Dia Nacional da Saúde e as pessoas solidárias

       Comemoramos, nesta quinta, 05, o Dia Nacional da Saúde. O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril, mesmo dia do aniversário do município de Ouro - SC.

         Ora, a saúde sempre foi tema principal do discurso de candidatos, desde para Vereador até para Presidente da República.Passando por prefeito, governadores e por todos os parlamentares. Já é chavão: Falam que vão lutar pela Educação, pela Saúde, pela Agricultura, pelo Trabalhador. E, na última década, pela Segurança Pública.

         No Brasil, a Saúde foi mercantilizada há muito tempo. É atividade usada para ganhar-se dinheiro. No ramo, há bons e maus profissionais. Há alguns idealistas e outros verdadeiros mercenários.

         É a coisa mais comum, aqui no Brasil, vermos reportagens televisivas mostrando pessoas reclamando pela demora para agendamento de cirurgias eletivas. Mas, muito pior, é ver pessoas em estado de alto risco, algumas pacientes terminais, sem atendimento. Pessoas sentindo a dor física e a dor moral, psicológica. E os familiares contagiados pelos seus sentimentos de solidariedade e impotentes para resolver as coisas.

        Estamos muito longe, ainda, de podermos comemorar qualquer resultado, pois a propaganda oficial, em todos os níveis, é sempre grande, mas a realidade para os que precisam é sempre assustadora.

        Pessoas solidárias, ainda bem que existem, levam apoio e dão acompanhamento aos que precisam. É uma forma de fazer com que elas sofram menos. O ser humano, com sua alta capacidade de dar afeto e solidariedade, é um bem remédio para o semelhante.
 
        Parabéns a você que, com seu carinho, pode fazer pelas pessoas o que os sistemas não conseguem.

Euclides Riquetti
06-08-2016
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!