sábado, 17 de dezembro de 2016

Sempre turbulência em Brasília. E, aqui em Joaçaba ?


Eu mesmo, palestrando sobre a História do Município de Ouro, para alunos da Escola Vilarino Dutra.

e...

Minha coluna no Jornal Cidadela, de Joaçaba, em 09-12-2016. Dividindo também com vocês.

Semana de muita turbulência em Brasília. E aqui?
       O chão tremeu, nesta semana, em Brasília, com a concessão de uma liminar pelo Ministro Marco Aurélio Melo, do STF, ao partido da Rede de Sustentabilidade, afastando o Senador Renan Calheiros da Presidência do Senado, em decisão monocrática. O mundo político e econômico entrou em pânico e a calmaria só se restabeleceu ao final da quarta-feira, quando, por 6 votos a 3, o plenário do Supremo decidiu que Calheiros não seria afastado, mas perderia o direito de substituir o Presidente da República, em caso de viagem deste ao exterior.
       No domingo, milhares de pessoas foram às ruas do País para gritar o “Fora, Renan!”. E, na segunda, viu-se a possibilidade de Jorge Viana, do PT,  assumir a Presidência do Senado da República, com o direito de frear as votações das reformas econômicas, principalmente a PEC que limita os gastos do poder Público. O mercado reagiu negativamente, com mais solavancos em nossa tão fragilizada economia. No entanto, o Vice-presidente do Senado agiu com muita responsabilidade e cautela, não tomando nenhuma medida em contrário ao que já estava programado, evitando uma turbulência ainda maior. Ao anoitecer, tudo estava normalizado. A vida de Calheiros, no entanto, navega em mares revoltosos e inseguros...
       Aqui em Joaçaba, continuo em minha lida observatória do comportamento político e da reação das pessoas diante de tudo o que acontece em termos de administração pública.  Aqui pelos nossos lados, nas manhãs de terça e quarta, um senhor de 85 anos cavava, com picareta e pá, uma vala ao lado de sua casa. Perguntei-lhe o que fazia e ele me disse que consertava aquilo que a Prefeitura havia feito de errado, trancando um pequeno curso d´água ao tentarem melhorar a rua, quando a patrolaram. Com o represamento, formava-se um pequeno banhado, infestando as cercanias de mosquitos, que incomodam os vizinhos, todos nós. Esse mesmo, é o que aguarda, desde 1991, que venham pavimentar a Rua Albino Sganzerla. O asfalto chegou ali perto, há 25 anos, quando Norival Fiorin  esteve como Prefeito em exercício de Joaçaba. Faz tempo...
       Se, a escolha dos primeiros secretários de Bigode e Ferraz nos animaram, vejo uma chuva de críticas a alguns membros do novo staff. A população está exigente, votou pela mudança, e quer mudanças de atitude e comportamento em ralação ao que estava disponível nos últimos 8 anos. E as reclamações vêm de eleitores que acreditaram em novos tempos. Isso significa que os escolhidos deverão ser muito eficientes e dedicados ao serviço público, ao respeito para com o cidadão, não meros ocupantes de cargos. Desejo, sinceramente, que as coisas tenham bom rumo.  E me irmano aos meus vizinhos que reclamam, há muito tempo, por engolirem pó no verão e amassarem muito barro no inverno.
Euclides Riquetti – Professor Aposentado
Técnico em Contabilidade

09-12-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!