quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A banalização da vida, a moral e os bons costumes apedrejados







Minha coluna no Jornal Cidadela, de Joaçaba
em 18-08-2017

       No Rio de Janeiro, até o dia 13, último domingo, 97 policiais militares já haviam sido mortos pelos seus antagonistas, a turma que manda no tráfico, principalmente. Os papéis estão sendo invertidos, os bandidos estão virando mocinhos e estes, bandidos. Mata-se simplesmente por se matar. Perdeu-se o respeito à autoridade policial. A vida do ser humano está banalizada. O assunto violência anda paralelo ao assunto corrupção naquele estado, naquela cidade que já foi considerada a “Cidade Maravilhosa”. O Rio de Janeiro, historicamente, é a janela brasileira aberta para o mundo. É a cidade brasileira mais identificada no exterior, mais mesmo do que Brasília, a Capital Federal.
       No País, de uma forma geral, estamos vendo um governo despreparado tentando governar. Agora, vemos o Ministro Henrique Meirelles a toda hora tentando justificar a existência de um déficit nas contas do Governo, que vai passar de 139 para 159 bilhões de reais para 2017 e outro igual para 2018. O Governo promete cortar despesas com funcionários vinculados ao Executivo Federal e não conceder nenhum aumento para 2018, ficando congelados os salários dos mesmos. O mesmo deveria acontecer com os dos poderes Legislativo e Judiciário. Ora, a falta de credibilidade do Governo e a instabilidade política “congelou” o crescimento de nossa Economia e isso tem diminuído a força de arrecadação. Não houve efetivo corte de despesas e estamos vivendo num ambiente de incertezas.
       A reforma política está sendo bombardeada por todos os lados. É certo de que a maioria dos que vão votá-la apenas estarão atendendo a seus próprios interesses. E, como de costume, foi deixada para ser encarada “de última hora”. Agora, estão atropelando-a.
       Uma “assessora” de Marcela Temer, a primeira dama do Brasil, foi autorizada a morar num imóvel funcional do Governo. A Assessora cuida da rouparia e outros assuntos ligados à primeira dama. Agora, descobre-se que não apenas os Deputados ganham apartamento funcional para morar, mas também assessores de confiança do Planalto. Está nomeada para atender o Presidente, mas atende Dona Marcela. O Palácio do Planalto veio com aquelas “justificativas técnicas e legais”, uma das coisas mais ridículas que já vi ou ouvi.
       Centenas de UPAs e creches iniciadas ou construídas no Governo de Dilma Rousseff estão fechadas, por falta de profissionais e equipamentos, ou nem mesmo foram concluídas. Tudo isso é característica de um Brasil onde o planejamento dá lugar à improvisação.
       Falar-se em moral e bons costumes soa como coisa fora de ordem. Há muito isso tudo deu lugar à sem-vergonhice descarada. Uma vez dizia-se que tudo se resolveria pela Educação. Aposentei-me como educador, mas nem eu mais acredito nisso...
Euclides Riquetti – Escritor
Membro da ALB/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!