sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Joaçaba - 100 anos de História (hoje)



Resultado de imagem para fotos de Joaçaba sc



       Joaçaba está completando seus 100 anos justamente hoje. Nossa cidade foi construída por gente brava, empreendedora e dinâmica. Foi favorecida, inicialmente, pela existência da estrada de ferro, do outro lado do Rio do Peixe, inaugurada 7 anos antes de sua fundação oficial. O rio, outrora de águas límpidas e muito piscoso, muito nos favoreceu.  O relevo do vale montanhoso, com características da Europa, e as terras muito férteis, o pós Segunda Guerra Mundial, que ensejou a vocação industrial, a chegada de descendentes de italianos e alemães, principalmente, deram o tom de nossa atividade econômica. Ficamos fortes na agricultura e na indústria, e nas duas últimas décadas, porém, estacionamos nos dois setores, por descuido do Poder Público. Em termos de agricultura e pecuária, até para trás fomos.
       Crescemos muito na prestação de serviços, principalmente em termos de educação e saúde. Boas escolas, uma universidade bem organizada, bons hospitais e clínicas, profissionais na área do ensino e da saúde altamente qualificados. Mas, em termos de cultura, paramos no tempo. Ainda, não soubemos aproveitar nosso grande potencial para o turismo. Considero que em cultura nós regredimos. Em turismo, nunca saímos do chão e não vejo perspectivas de sairmos. Uma pena, pois nossa economia ficaria muito bem fortalecida se tivéssemos a devida atenção a esse setor importante para a geração de ocupação qualificada, trabalho e renda. Eu poderia listar todas as nossas deficiências em ambos os setores, mas deixo para que as autoridades e os que são pagos para fazerem isso o façam.
       Na política, perdemos espaços para outras cidades, como Chapecó e Concórdia. Temos sorte em elegermos um deputado federal, não pela nossa força e engajamento, mas porque ele mesmo sabe se conduzir no meio político. Éramos considerados, há 50 anos, a Capital do Oeste Catarinense, porque tínhamos indústria e comércio muito fortes. Hoje ficamos bem atrás das duas cidades, cuja economia suplanta grandemente a nossa. No esporte, nem sequer estádio de futebol temos mais. Algumas modalidades, sobrevivem e têm êxito pela força e empenho pessoal de algumas lideranças da área.
       Em termos de infra-estrutura e saneamento, estamos atrasadíssimos. Há um século, implantou-se a cidade com uma avenida razoavelmente larga, a XV de Novembro. Adiante, foram construídas as demais ruas estreitas, criando-se gargalos na mobilidade urbana. E falta-nos a coragem e a capacidade para resolvermos,  de forma definitiva, os nossos principais problemas. Nossa cidade precisa de um choque de gestão. Temos muitos líderes em potencial, mas não há a necessária articulação para que todos se engajem num projeto muito sério de desenvolvimento. Vivemos numa cidade pequena, mas com cara de cidade grande. É bonita nas fotos, precisamos que seja viável e bonita em todos os aspectos.
Euclides Riquetti – Escritor
Membro da ALB/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!