segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Turismo - sua grande importância para a economia das cidades

Resultado de imagem para imagens monumento Frei Bruno Joaçaba

Monumento de Frei Bruno - Joaçaba - SC


       O Turismo é uma das atividades que ajudam a movimentar a economia no mundo. O ser humano tem, em si, a necessidade de movimentar-se. Curioso por instinto, busca conhecer novos lugares, novas pessoas, seus costumes e sua história. Atraídas por imagens e mensagens disponibilizados nos meios de comunicação, através de toda a sorte de mídia possível, as pessoas, de todas as idades, saem em busca da satisfação de seus desejos e curiosidades. No mundo, o turismo representa um volume de negócios superior ao da indústria química, da automobilística, da automação, da agricultura e da educação. Supõe-se que emprega, diretamente, 105 milhões de pessoas no mundo.
       Dormir em pousadas, hotéis seguros e mesmo em acampamentos, com as melhores condições de higiene, limpeza e conforto, faz com que a pessoa volte outras vezes para o mesmo local e incentive, também, a que outras façam o mesmo. A comida boa, bem preparada, e com absoluta qualidade e segurança sanitária, é um fortíssimo atrativo também. Some-se a isso lugares bonitos ou interessantes.
       A grande maioria dos gestores públicos muito fala e pouco faz para desenvolver, efetivamente, a atividade turística como fator de geração de trabalho e emprego em suas cidades. Têm pouco conhecimento do que, realmente, interessa ao turista. E não é raro produzirem vídeos que propagam, na internet ou em CDs, mostrando os atrativos de suas cidades. Ou produzem catálogos com imagens poluídas e que não servem para chamar a atenção dos possíveis turistas.  A maioria deles se constitui em propaganda enganosa. Na maioria das vezes, são produzidos por publicitários que pouco entendem da atividade turística e seus serviços de qualidade duvidosa.
       Em nossa região, posso asseverar que duas cidades estão bem estruturadas para o turismo: Treze Tílias e Piratuba. E, num plano secundário, Fraiburgo. Mas esta pouco evoluiu no presente Milênio. E há algumas tentativas tímidas nas demais cidades. As lideranças políticas e empresariais não conseguem, ainda, dimensionar a importância que o turismo tem para com a economia de suas cidades.
       A cidade de Arroio Trinta tem sido administrada por pessoas que têm conhecimento na área e estão moldando-a para a atividade, estruturando-a e divulgando a importância da cultura italiana. O Prefeito Cláudio Sprícigo apoiou muito o turismo e foi o responsável por dar àquela cidade a aproximação às características da cultura italiana. Em Salto Veloso, a prefeita Ana Rosa Zanella está indo buscar conhecimento e aplicando em sua cidade. Com uma boa articulação regional, terá muitos dividendos para seu Município. Zortéa tem atrativos naturais importantes, mas não têm sido aproveitados de forma ideal. Então, imagino que os prefeitos das cidades deveriam convocar quem é do ramo e tentar, ao menos, incrementar um pouco alguns equipamentos e melhorar os seus receptivos.
       Em tempos em que se fala muito em inteligência criativa e inovação, devemos pensar, consideravelmente, em dar à atividade turística a importância que ela tem para a economia. Santa Catarina está comemorando o crescimento do turismo nos primeiros 9 meses deste ano. E é verdade, também, que nosso estado pouco investe no Meio-oeste e Oeste Catarinense. A classe política e a empresarial precisam debater o assunto e verificarão que estamos perdendo dinheiro. As pessoas estão indo gastar fora daqui e pouco se faz para que os de outros lugares visitem nossas cidades. Turismo precisa ter mão dupla. Parcerias com cidades que possam enviar turistas para cá deveriam ser firmadas. Há um filão enorme, mas pouco aproveitado. Pensemos seriamente nisso!
Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ALB/SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!