domingo, 19 de agosto de 2018

A estratégia do PT e as eleições

Resultado de imagem para fotos palácio planalto



       O Partido dos Trabalhadores está adotando uma estratégica política atípica, desejando concorrer à Presidência da República com Lula da Silva, que se encontra preso, acusado de corrupção. Ao meu ver, equivocada!

       Pelas experiências que vivi no meio político, pude constatar que quem sai primeiro, e de forma mais organizada, ganha a eleição, se tiver candidato com credibilidade e razoável popularidade. É sabido por todos que, quem está condenado em segunda instância, colegiada, não pode ser candidato a cargos eletivos. Há mais do que uma dúzia de candidatos buscando eleger-se Presidente da República, alguns desistiram, outros estão plantando seu nome nos meios de comunicação, mas o PT nem sequer consegue apresentar ao eleitor o seu candidato. Estão mais preocupados com seu líder, Lula, do que com o Partido. E estão deixando de promover Haddad, que certamente será o seu candidato a Presidente. Lula, porém, tem grande poder de transferência de votos. O principal adversário do PT, Bolsonaro, navega em mares turbulentos em termos de rejeição. O voto útil acabará por colocar no segundo turno um candidato da esquerda e um da direita (ou centro direita).

        A “eleição da indignação”, pela desproporcionalidade do tempo de propaganda política para os candidatos na televisão, terá um ingrediente muito forte, que é o uso das redes sociais para propagação de ideias e de preferências, onde o eleitor comum, aquele que não tem filiação partidária, se manifestará em favor ou em desfavor de candidatos. Os debates se constituem num palco teatral onde se joga o jogo eleitoral. E há muita gente que se acha esclarecida, que acredita em tudo o que lhe é mandado através de vídeos que vê em seu telefone celular. A paixão política faz com que se idolatrem ou se odeiem candidatos, e isso fica traduzido em mensagem através das redes sociais. Penso que o eleitor será impulsionado, em grande parte, pelo sentimento de indignação com o quadro político atual.

Agora, com as definições das candidaturas em nível estadual e federal, começam a ser apresentadas pesquisas realizadas por diferentes institutos., embora elas reflitam o pensamento do eleitor num determinado momento, influenciam muitas pessoas. Mas, para que se evitem manipulações e resultados fakes, haverá rigor na fiscalização dos métodos de consulta e configuração dos dados.

       Aqui em Joaçaba, duas ações que considero altamente positivas estão em curso: A revisão ou “construção” de um Plano Diretor para o Município, em que audiências públicas estão sendo realizadas na área urbana e rural, com o intuito de melhorar e facilitar a vida dos empreendedores e dos que sofrem por não verem seus pleitos junto à Prefeitura atendidos em razão do engessamento legal; e o Plano Municipal de Turismo. Este, pode dar uma nova cara à atividade turística em Joaçaba, se houver o desenvolvimento das ações que estão sendo propostas pelas pessoas e representantes de entidades que estão engajadas no processo de formatação do mesmo.

Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ALB/SC  -  minha coluna no Jornal Cidadela, de Joaçaba - SC 17-08-2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!