quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Palestra na Escola Professor Guerino Riquetti, em Ouro

r      

Riquetti, com alunos e professores da EM Prof. Guerino Riquetti

       Estive, na quarta-feira, 15 de agosto, palestrando para alunos do quinto ano da Escola Municipal Professor Guerino Riquetti, no Bairro Nossa Senhora dos Navegantes, em Ouro - SC. Direção e professores são muito gentis em me convidar para conversar com alunos. Fui recebido pelo Diretor Fábio Casagrande, pela assessora Neila Sarmento Biarzi, professoras Genice Valcarenki  Soares dos Santos e Andréia Simone Rech.

       Os alunos são muito educados e atenciosos, e isso denota o padrão de disciplina dos alunos e comprometimento de direção e professores em proporcionar educação e ensino de qualidade aos educandos. A maioria dos professores da Escola foram meus alunos e as crianças, também filhos de alunos meus.



Euclides Riquetti (palestrante), Fábio Casagrande, Diretor e
Genice Valcarenki Soares dos Santos, professora

       Falei-lhes de que meu pai foi seminarista, tendo vindo criança de Caxias do Sul para a antiga colônia de Rio Capinzal, mais precisamente onde hoje se localiza a comunidade de Linha Bonitam em Ouro. E que ele saiu de casa aos 9 anos para, após rápida passagem pelo Seminário de Iomerê, ido estudar no Seminário São Camilo na Vila Pompeia, em São Paulo. Ali ele permaneceu por 10 anos, chegando a cursar Filosofia, na condição de noviço. Abri para eles meu blog e mostrei-lhes fotos de meu pai no seminário, com 14 e 18 anos.

       Expliquei-lhes que meu pai saiu do seminário porque deu uma martelada num dos dedões do pé de um  colega dele, que se tornou o Padre Albino Baretta. Adiante, quando Guerino voltou a Linha Bonita, acabou casando-se com Dorvalina Adélia Baretta, filha de Victório, um primo de Albino.

       No dia seguinte ao da martelada, providencial para a minha existência, graças a Deus, meu pai procurou sua madrinha, no centro de São Paulo, onde vivei clandestinamente durante dois anos, sem documentos, durante a Segunda Guerra Mundial. Trabalhou comi padeiro e açougueiro e, dois anos depois, um mascate português o trouxe até Rio Capinzal, na Linha Bonita, para alegria de seus pais, Frederico Richetti e Genoefa (Genoveva) Píccoli Richetti, e seus irmãos.

       Meu pai foi professor em diversas comunidades e, por não portar documentos, requereu novos, substituindo seu sobrenome Richetti por Riquetti. Então cursou o "Curso Complementar Regional" e depois o Normal, habilitando-se para o exercício pleno do magistério., concluindo-o em 1963, no Colégio Mater Dolorum, em Capinzal. Ao meio da década de 1970 estudou na FAFI, em União da Vitória, PR, onde cursou Geociências. Mas, acometido de doença grave, faleceu em 18 de junho de 1977. Além de professor, foi Diretor do Grupo Escolar André Rebouças, no Distrito de Barra do Leão, Campos Novos, e do grupo Escolar Prefeito Sílvio Santos, em Ouro.

       A escola Municipal Professor Guerino Riquetti foi fundada em teve seu prédio construído com inauguração em 1981, quando eu era Prefeito Municipal em Ouro. Os responsáveis pelo projeto foram a Secretária Municipal de Educação, Celita Colombo, Secretário de Administração Antônio Carlos Zortéa Neto, o Caio, Ademar Zóccoli, Secretário de Obras, pelo mestre de obras Ironi Vítor Riquetti (meu saudoso irmão), e uma equipe de pedreiros e carpinteiros que tinha, dentre eles, Valdir Soares dos Santos e Abraão de Matos.  O nome da foi uma homenagem concedida pela Câmara Municipal de Vereadores ao professor e diretor escolar Guerino Riquetti.

Euclides Riquetti
23-08-2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!