sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Arroz - comida e chinês

 Já dizia meu pai:

Arroz é comida de chinês!

E eu diria:

É também comida de Inglês

Americano ou... português.


Uns comem arroz doce

Outros tomam água de arroz

Outros comem, e eu também

Feijão com arroz!


Pode ser do amarelão

Ou do quebrado de moinho

Pode ser branco agulhão

Ou do de sequeiro quebradinho!


Ah, arroz em alta no mercado

Exportado para a China

Que nos mandou o coronavírus

E está levando nossa comida...


A gente vai comprando menos

Mas, tudo passará num tempão

Enquanto isso, vamos comendo

Grandes pratadas de MACARRÃO!


Euclides Riquetti

11-09-2020



Um comentário:

  1. Richetti, belo poema para tempos tão trágicos.
    Me perdoe, não aguento sem fazer um desabafo.
    A questão do arroz escancara a triste realidade brasileira.
    Venderam todo o estoque, acabaram com a segurança alimentar e a hipocrisia é tão grande, que a ministra da agricultura teve a coragem de culpar os pobres pelo desabastecimento.
    Disse ela, que os R$ 600, de ajuda aos necessitados, causou o problema. Inventa outra, me poupe.
    Aqui nunca faltou arroz antes de temer e bolsonmaro.
    Apesar da pandemia, o que está matando são as reformas neoliberais, trazem apenas desemprego e pobreza.
    Falta sim, a esse (des) governo, um projeto para a nação, um projeto que inclua a todos, não apenas os ruralista e os donos do dinheiro.
    Só acredito neste milagre no dia em que as instituições funcionarem protegendo o Estado e povo brasileiro; o dia em que as Forças Armadas deixarem de ser um prolongamento do Estado americano. trata-se de recuperar a tal SOBERANIA.
    É vergonhosa essa história do arroz, considerando-se o tamanho da nossa agricultura. O pior, é que o arroz é apenas o primeiro degrau, outros com certeza virão. Aguardemos.
    HH

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!