segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Petrobras perde 100 bilhões?

       



       A "grande imprensa nacional" mostrou-nos,  mais uma vez,  o quanto ela atua em favor do mais rico. Registrou, efusivamente, a perda do valor das ações da Petrobras, que dizem que perdeu 100 bilhões em seu valor no dia de hoje. O nhenhenhém é sempre o mesmo. A choradeira a mesma. E nós, que vamos lá no posto de gasolina e pagamos mais de um real mais caro por litro? Em outras cidades, pagam ainda mais!

       A queda do valor das suas ações aconteceu por causa de manifestação do Presidente da República reclamando dos sucessivos aumentos da Refinadora no valor do diesel e da gasolina. E a notícia de que vai trocar de presidente da estatal.  Não morro de amor pelo presidente, mas nesssa concordo com ele. Vão perder o quê? De continuar cada vez ficando mais ricos? Um grupelho de especuladores que ganha em cima da desgraça dos outros?

       Quando meu pai faleceu, em 1977, ele tinha ações da petrobras e do Bradesco. Fui atrás de ver o que valiam, se podiam ser colocadas no mercado, etc., etc.  Eu era muito jovem e não tinha a compreensão do mundo da economia que tenho hoje. Sei que cada palavbra de uma autoridade "desregula a atividade econõmica". mas não nos esqueçamois de que é uma atividade exclusivamente especulativa. Então, calma aí, minha gente! Isso é fruto da política econômica neoiliberal. Perdem hoje o que já ganharam ontem. E, amanhã, enquanto você fica fazendo cálculos em como vai abastecer seu veículo para ir ao trabalho, eles voltam a ganhar em cima de você, de mim, e até de quem os defende.

       Como meu pai, um monte de gente perdeu dinheiro quando comprou ações da Petrobras, Bradesco, Celesc, Cooperzal, Indústrias reunidas Ouro, e assim por diante. Alguns ajudam a construir, colocam dinheiro, alguns majoritários vendem o controle acionário, ficam miulionários, e os bagrinhos, nada! Nem mais o churrasco da assembleia anual ganham...

Euclides Riquetti



Um comentário:

  1. Richetti, comprar e vender ações é um jogo, onde os amadores como eu, poucas vezes ganham e muitas vezes perdem. Eu mesmo ganhei dinheiro com ações da Petrobras quando ela ia de vento em popa, da Vale... Depois perdi, por sorte, menos que ganhei. Hoje tenho algumas poucas ações e se dependesse delas estaria falido.
    O Brasil, com esse sistema neoliberal, dando as cartas e jogando de mão, significa privatizar os lucro e socializar os prejuízos A equação é armada sempre contra os mais fracos.
    Mas enfim, isso não é de hoje, o petróleo sempre foi motivo de cobiça e as transnacionais não perdoam: governos fracos, entreguistas, elites mal intencionadas, povo mal informado e desunido e outros ingredientes produzem esse resultado horroroso.
    O primeiro entreguista dos tempos modernos foi Fernando Henrique Cardoso, com seu DNA Udenista/entreguista, enquanto governo, na década de noventa, quebrou o monopólio da estatal. Tudo começou aí.
    Depois vieram os governos progressistas do PT. Lula/Dilma que deram grande impulso à empresa. Em 2012 ela chegou a ser a décima maior empresa do mundo.
    Foi o pré-sal, descoberto em 2007, com todo seu potencial (cinco bilhões de barris a serem explorados) que atiçaram os bofes, principalmente do tio sam. Nesse contexto entram Departamento de Estado Americano, CIA, FBI, Operação Lava Jato, STF, Forças Armadas...
    Consolidado o golpe de 2016, os entreguistas de plantão - Câmara e do Senado - mudaram a forma de exploração do petróleo, quebraram todas as regras e deram de bandeja, como você bem ilustrou, tudo ao capital internacional. Aqui não podemos esquecer os "méritos" de José Serra.
    Os preços, principalmente do diesel, gasolina e gás mudaram Quando temer, o "minúsculo", nomeou Pedro Parente para presidente da Petrobras. Ele criou a nova política de preços intitulada PPI - Paridade de Preços Internacionais - atrelada a flutuação do dólar e ao preço internacional do petróleo.
    Se quiserem que as coisas melhorem para o povo, não adianta mudar o presidente, hay que mudar la política.
    Dá para entender agora porque deletaram Dilma/Lula e o PT?
    Tenho a impressão que muitos entenderão, porém, receio que o serviço porco realizado por Globo et caterva, , mais redes sociais com toda a tecnologia disponível ainda continuam encantando boa parte do eleitorado e se houver eleições em 2022 acredito que possam, desgraçadamente, eleger gente do calibre de bolsonaro, moro...
    Me perdoe, pelo "abuso" no comentário, é que a Petrobras, para mim. representa a alma deste país e dela daria para falar o dia inteiro.
    Sem a Petrobras seremos, como quer o império, um grande Porto Rico.

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!