domingo, 5 de junho de 2022

Poesia ao Pé da Laranjeira - o livro!

 


                                           Maria de Lourdes e Onézia


       Participamos ontem, em Campos Novos, do lançamento do livro de poesias que leva o título de "Poesia ao Pé da Lareanjeira", das autoras Maria de Lourdes Sernajoto e Onézia de Melo Marcelino, naturais de Urussanga, mas que exerceram o Magistério em nossa região.  A Lourdes foi nossa colega de escola, quando nos iniciamos oficialmente como professores na Escola Básica Major Cipriano Rodrigues Almeida, na localidade denominada Duas Pontes (Zortéa), hoje município de Zortéa,  situado entre Capinzal e Campos Novos, na região de campo. 

       O evento aconteceu na Redante´s Pizzeria e lá estiveram presentes os familiares das poetisas, com suas famílias Melo, Sernajoto e Marcelino. Todos com ótimo DNA.  Organização impecável, tudo muito bem arranjado. Como disse a Lourdes, trabalho da sua filha Adriana e do filho Paulo. 

       O livro traz poemas que elas retiraram de seus "caderninhos", compostos ao longo de sua vida. São, na maioria, o registro de bons momentos vividos pelas escritoras em  sua infância e adolescência. A leitura nos permite imergir em textos com linguagem leve, simples, acolhedora. Os temas são diversos, mas o forte sentimento poético romântico prevalece em todas as situações. Para quem conhece as irmãs "Melo", aqui incluindo agora a prefaciadora  Áurea (de Mello Baldissera) e a Onézia, referir-se a elas é fácil e difícil"; Fácil, pois sabemos de sua capacidade criativa e da determinação em produzir a arte através da poesia. e compreender seus sentimentos. Difícil, porque decifrar enigmas é sempre um trabalho árduo, pois nos exige leitura, releitura e reflexão.  

       Talvez que nem elas saibam ou consigam dimensionar o tamanho e o valor daquilo que escrevem! E você, leitor, que gosta de poesias, procure adquirir o livro e vai ter bons momentos poéticos em suas leituras. 



       Fui lendo o livro em partes, inicialmente: primeiro três poemas da Lourdes e depois três da Onézia. E já me foi possível identificar semelhanças e diferenças entre elas. Quais? Pois deixarei que vocês adquiram o produto e constatem! No que a Lourdes escreveu, identifico uma aproximação a aquilo que a escritora Miriam Carmignan escreve. Nos escritos da Onézia, muita semelhança com o que eu escrevo. Família lá, família cá!

        Parabéns a todos os familiares das poetisas. Foi uma alegria conhecer alguns e rever outros que há muitos anos não víamos, como os filhos da Lourdes  Adriana, Valério, Lucas e ainda conhecer o mais jovens deles, o Paulo. 

      Euclides Riquetti

05-06-2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!